terça-feira, 15 de março de 2011

Idéia idiota tolerância zero!!


PSF 24 horas: só em Juazeiro, e na cabeça oca do prefeito

"Muitas reuniões durante o dia, meu foco é a saúde, estamos trabalhando o projeto dos PSF 24 horas." Twitter do prefeito em 15/03/11

O PSF - Programa de Saúde da Família é uma estratégia de atenção primária preconizada pelo Ministério da Saúde. É composto de ações que envolvem saúde da mulher, controle de hipetensos e diabéticos, puericultura, atenção ao idoso, etc...

Estas ações devem ocorrer de modo eletivo: com agendamento de consultas, e um calendário de atividades pre-estabelecidos.

A saúde não pára, a qualquer hora todas as pessoas podem necessitar de uma avaliação de urgência, para tanto a cidade deve dispor deste serviço, a exemplo do Santo Inácio, São Lucas, Estefânia, antigo PSIC, etc...

Não há sentido em transformar um posto de saúde em unidade 24 horas, pois se os postos funcionassem pelo menos até no máximo as 22 horas, resolveriam grande parte da demanda por atendimento eletivo.

Além disso, o problema maior na saúde é o custeio, o ministério de saúde, não financia ações como essa. e  a prefeitura de Juazeiro esta quebrada! 

O governo federal propõe a criação de UPA's- Unidades de pronto atendimento, que devem funcionar 24 horas, aí sim, faz sentido.

Idéia idiota: tolerância zero!

Um comentário:

  1. Falta material de curativo, material odontológico, receituário, até material de limpeza! E isso com o funcionamento normal de 08 horas diárias. Como pensar em 24hs com um quadro desses?

    ResponderExcluir