sábado, 16 de julho de 2011

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Passagem para Fortaleza ultrapassa mil reais e ganha reclamações populares

Apesar de uma distância menor, a passagem entre Juazeiro e Fortaleza está bem mais cara em relação a outros centros mais distantes e até fora do país. Para esta quarta-feira, por exemplo, o preço do bilhete entre o Cariri e o litoral cearense é R$ 1,7 mil ida e volta, enquanto Juazeiro/São Paulo custa R$ 1.158,00. Quem está na obrigação de ir reclama e se irrita, mas nada pode fazer diante do desejo exacerbado pelo lucro. Já os que não têm pressa tomam o caminho das rodovias por meio de ônibus que sai bem mais barato.
 
O empresário e diretor do Site Miséria, Normando Sóracles, chama a atenção para a incoerência nos preços mesmo sabendo que estamos em período de alta estação. Para ele, são valores que determinam o distanciamento de muitos da opção do transporte aéreo. Com tais preços as empresas aéreas Gol e OceanAir estão sendo acusadas da prática de abuso. Como o trecho Juazeiro e Fortaleza é o mais procurado, muita gente que quer ir à capital ou vice-versa se sente prejudicada.

Na opinião de Normando, o Cariri se ressente de uma concorrência mais efetiva que possa determinar o barateamento dos bilhetes beneficiando os que se utilizam dos serviços de transporte aéreo. “Acho os preços praticados como inadmissíveis e totalmente fora de lógica”, disse acrescentando não entender o fato de ser mais caro ir à Fortaleza do que ao exterior. Ele lembra que o custo das passagens é controlado pela matriz, mas, conforme diz, cabe a elas respeitarem o usuário e colocarem em prática uma política de preços razoável, inclusive nas altas estações.

Fonte: Miséria

PRAÇA FEIJÓ DE SÁ EM FASE DE CONCLUSÃO

Os trabalhos de reforma da Praça Feijó de Sá - conhecida como a Praça do Giradouro -, em Juazeiro do Norte, estão sendo concluídos. Será sem dúvida, um dos logradouros públicos mais bonitos da cidade.

“Na minha opinião, isso não é reforma e, sim, uma verdadeira reconstrução dessa praça, que estava totalmente deteriorada. Nós que moramos aqui no Triângulo, sabemos muito bem como essa praça foi deixada. Esse trabalho que o Dr. Santana, está fazendo nela, só merece nossos elogios”, declarou a dona-de-casa Socorro Rodrigues, residente no Parque Triângulo.

O local está ganhando novo sistema de iluminação, academia popular e outros equipamentos, mudando inclusive, o visual urbanístico da principal entrada terra do Padre Cícero. A reinauguração será dentro da Semana do Município, quando Juazeiro completará 100 anos de emancipação política.

Secretaria de Infraestrutura

Grupo gestor aponta Palmeiral como possível novo local para o Parque de Exposições 




Seguramente a maioria da população do Crato é contra a retirada do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti e defende a ideia de que os investimentos a serem feitos na construção de outro, em outra área, sejam aplicados na modernização e revitalização no próprio local de 33 hectares com a introdução de novos equipamentos e se possível com utilização multiuso que possibilite atividades agropecuárias, educativas, sociais, culturais e de lazer. Adaptando o parque com a construção de auditórios, restaurantes, pista de Cooper, laboratórios, arena de shows, estacionamento, vila olímpica e no seu entorno a requalificação com a abertura de novos acessos para os Bairros Ossian Araripe, Pimenta, Granjeiro, Lameiro, Belmonte, Pantanal, Mutirão, Parque Grangeiro, Sossego, Zacarias Gonçalves, Casas Populares, Centro, Vila Lobo e São Miguel com ligação direta com Juazeiro do Norte e Barbalha.

A reconstrução do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti acabaria com os seus aspectos negativos que são a falta de acessibilidade, estacionamento precário, poluição sonora, má distribuição dos espaços pela falta de ordenamento, além de evitar a perda de identidade da tradição, 56 anos no mesmo local onde 70 % dos cratenses não precisam de transportes para chegar até as festas ali realizadas o ano inteiro e que movimentam todo o comercio periférico da cidade.


O prefeito Samuel Araripe é contra a retirada do parque e inspirado no anseio da população, construiu um projeto de reconstrução do parque e mostrou em data show para algumas lideranças políticas do município e representantes de entidades de classe e clubes de serviços. Na ocasião Samuel disse que se for preciso o município arcará com as despesas de possíveis desapropriações de áreas aos arredores do parque para que ele permaneça no local onde está. No final da reunião que ocorreu na prefeitura o prefeito sugeriu a formação de uma comissão para ir até ao governador do estado, Cid Gomes e convencê-lo da não retirada do parque e investir na reconstrução de um parque modelo no mesmo local.

O prefeito Samuel Araripe recebeu o apoio do arquiteto e urbanista, Wilton Morais que defende a ideia da permanência do parque e classificou como mentira o argumento de que no local não há mais espaços para a realização da EXPOCRATO e que para ele o que falta é gestão. O deputado estadual Sineval Roque, representado por seu assessor, Rafael Evangelista, foi mais comedido e defende a construção de um novo parque para a EXPOCRATO seja no mesmo local ou não. O presidente da Associação Comercial, Marcos Parente também é de acordo com a modernização e requalificação do parque. O ex-prefeito do Crato e agropecuarista expositor, Ariovaldo Carvalho é também totalmente contra a ideia e disse que o parque precisa ser reorganizado, aproveitando todos os seus espaços.

Para o presidente do grupo gestor da EXPOCRATO, Francisco Moura Leitão os investimentos propostos na requalificação e modernização do parque com sua permanência no mesmo local, não são compensatórios e defende a construção de um novo parque, deixando os 33 hectares a disposição da Universidade Regional do Cariri ou até para a implantação de uma Universidade Federal. Outro ponto positivo apontado por Leitão com a retirada do parque é a abertura de novos horizontes para o crescimento urbanístico da cidade e disse que a melhor área é um terreno de propriedade do agropecuarista Ricardo Macedo de Biscussia nas proximidades da localidade conhecida por Palmeiral e que fica no perímetro urbano, sem prejuízo pra ninguém.

 DRENAGEM DA LAGOA DA APUC COM 50% DE CONCLUSÃO

A drenagem da lagoa da APUC, no Bairro Lagoa Seca, está em pleno andamento. Pois, se encontra com 50% da obra concluída, o que corresponde a 400 dos 800 metros do projeto. Com a conclusão total prevista para 30 dias, a informação é de Francisco Farias Gregório (Gera), diretor do Departamento de Manutenção da SEINE.  A obra iniciou pela Avenida Plácido Castelo e segue até o Riacho das Timbaúbas. No momento, a obra se encontra na Av. Ailton Gomes com a Rua Dr. Mauro Sampaio. O serviço conta com 15 homens, manilhas de 1m de diâmetro, duas retroescavadeiras e quatro caçambas. Após a implantação das manilhas,  será feito o calçamento e asfalto do trecho.

Esta é uma das obras que a população de Juazeiro mais reivindicava. Pois, com a intensidade das chuvas, ocorria o aumento do nível das águas, causando alagamento nestas áreas. Atendendo ao apelo da população, o Governo Municipal investe o valor de R$ 200 mil. E segundo Rafael Apolinário “a drenagem da APUC está sendo implantada com recursos da própria Prefeitura”, e disse ainda, “esta drenagem pode ser considerada como fase inicial do programa de macrodrenagem de Juazeiro”.

SEINE-Secretaria de Infraestrutura


REFORMA DA ESTÁTUA DO PADRE CÍCERO EM FASE DE CONCLUSÃO
As reformas na estátua do Padre Cícero, que começaram no dia 20 de junho, serão concluídas no próximo dia 17 de julho, segundo informações do tecnólogo Luis Carlos Alves, responsável pela fiscalização da obra. “Foi tirado todo o reboco fissurado, posto tudo novo e chapiscada com cimento. Para então, ser aplicada uma nova tinta, específica para este tipo de construção”, afirmou o tecnólogo.

São 25 operários trabalhando na restauração, que se encontra em fase de acabamento. Logo, serão retirados os andaimes para conclusão dos trabalhos externos. O padre José Venturelli, Salesiano e administrador do Horto, confirmou que “a previsão, é entregar a parte externa  da obra até o final desta semana”. E disse da parceria com a Prefeitura de Juazeiro do Norte, “o prefeito Dr. Santana costeou 50% da reforma, que totalizou  R$  80.000,00 (oitenta mil reais)”.

A Prefeitura também costeou a iluminação especial da estátua, que consiste em 3 etapas:   1ª- Iluminação do pedestal | 2ª - Iluminação do corpo da estátua | 3ª - Iluminação da cabeça do Padre Cícero.

Secretaria de Comunicação

PF tem operação potencialmente atrapalhada pela Equipe do Miséria

Um grande número de agentes da PF desembarcou por volta das 10hs30 deste sábado no aeroporto regional do cariri no sul do Ceará, em uma aeronave da própria instituição. Nenhum quis dar detalhes sobre o objetivo da vinda a região.

Eles foram apanhados ainda dentro da pista do aeroporto por um ônibus que já os aguardava. O coletivo saiu escoltado por uma viatura da delegacia de polícia federal de Juazeiro. O almoço, antes do destino final, aconteceu em um restaurante nas imediações da Singer. A reportagem fotográfica do site miséria flagrou com exclusividade o desembarque, mais o repórter Normando Sóracles não consegui obter maiores detalhes sobre o tipo de operação a ser desencadeada pelos agentes, os quais não quiseram citar se quer o destino.

Miseria

Achamos que o sigilo de uma operação da PF garante todo seu sucesso. Sabemos que personalidades públicas como Raimundo Macedo já forão investigados através de operações de busca em seu domicílio. Desta forma: o Miséria dá um toque aos seus aliados para se prepararem. Natural de quem tem patrocinadores e pretensões políticas. Nunca nos enganamos com este site e seu principal dirigente - um espertalhão e explorador da boa fé da população menos esclarecida.

Módulo Operacional

O que é um Módulo Operacional

O Módulo Operacional é uma solução de engenharia utilizada em aeroportos em vários países e também em grandes eventos ou para atender demandas específicas. São estruturas modulares com toda infraestrutura de uma sala convencional de embarque e desembarque, tais como ar condicionado, sanitários, sistema informativo de voos etc. Na Rede Infraero, o Aeroporto Internacional de Florianópolis foi o pioneiro na instalação do Módulo, em dezembro de 2009.

Aeroportos a receber Módulos Operacionais

Na lista abaixo, estão relacionados os doze aeroportos da Rede Infraero que serão contemplados com Módulos Operacionais:

• Aeroporto Internacional de Brasília/Juscelino Kubitschek (DF)
• Aeroporto de Goiânia/Santa Genoveva (GO)
• Aeroporto de Vitória/Eurico de Aguiar Salles (ES)
• Aeroporto Internacional de Macapá (AP)
• Aeroporto de Ilhéus/Jorge Amado (BA)
• Aeroporto de Imperatriz/Prefeito Renato Moreira (MA)
• Aeroporto de Juazeiro do Norte/Orlando Bezerra de Menezes (CE)
• Aeroporto de Teresina/Senador Antônio Portella (PI)
• Aeroporto Internacional de Campinas/Viracopos (SP)
• Aeroporto Internacional de Cuiabá/Marechal Rondon (MT)
• Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (SP)*
• Aeroporto de São José dos Campos/Professor Urbano Ernesto (SP)
* O Aeroporto de Guarulhos receberá três Módulos Operacionais.

Dados dos Módulos Operacionais em cada aeroporto

• Aeroporto de Brasília
- Operações do Módulo: Embarque de passageiros
- Investimento: R$ 2,987 milhões
- Dimensões: 1.200m²
- Aumento de Capacidade: o Módulo Operacional balanceará o movimento operacional do aeroporto para aumentar o conforto dos passageiros.
- Data Prevista de Conclusão: Setembro/2010

• Aeroporto de Goiânia
- Operações do Módulo: Embarque de passageiros
- Investimento: R$ 2,735 milhões
- Dimensões: 1.200m²
- Aumento de Capacidade: 0,8 milhões de passageiros/ano
- Data Prevista de Conclusão: Outubro/2010

• Aeroporto de Vitória
- Operações do Módulo: Embarque e desembarque de passageiros
- Investimento: R$ 5,3 milhões
- Dimensões: 2.000m²
- Aumento de Capacidade: 0,8 milhões de passageiros/ano
- Data Prevista de Conclusão: Outubro/2010

• Aeroporto de Macapá
- Em construção

• Aeroporto de Ilhéus
- Em construção

• Aeroporto de Imperatriz
- Em construção

Aeroporto de Juazeiro do Norte
- Em construção

• Aeroporto de Teresina
- Em construção

• Aeroporto de Campinas
- Em construção

• Aeroporto de Cuiabá
- Em construção

• Aeroporto de Guarulhos
- Em construção

• Aeroporto de São José dos Campos
- Operações do Módulo: Embarque, desembarque e check-in de passageiros -
- Investimento: R$ 2 milhões
- Dimensões: 1.000m²
- Aumento de Capacidade: 0,5 milhões de passageiros/ano
- Data Prevista de Conclusão: Junho/2012

Fonte: Infraero 

“Puxadinho” pode ser solução para aeroportos superlotados na Copa

Em 2004, o Aeroporto de Lisboa utilizou os módulos durante a Eurocopa. No ano de 2006, o Aeroporto de Doha, no Catar, adotou a solução durante os Jogos Asiáticos de 2006.
Aeroportos podem utilizar o Módulo Operacional Provisório para comportar o crescente número de passageiros

Agência T1, por Bruna Yunes

Operando acima da capacidade e na corrida para atender a demanda da Copa de Mundo de 2014, alguns aeroportos brasileiros lançam mão do jeitinho brasileiro. Entre os aeroportos relacionados para atender a demanda da Copa, o de Brasília já conta com um Módulo Operacional Provisório (MOP) desde 2010 e espera construir o segundo módulo, avaliado em R$ 4 milhões. Guarulhos e Campinas já estão em processo de instalação dos chamados “puxadinhos”. Juntos receberão investimentos na ordem de R$ 5,6 milhões. 

O módulo é uma estrutura pré-fabricada, que possui as mesmas facilidades de uma sala de embarque convencional, como isolamento termo-acústico, Sistema Informativo de Voo, banheiros e pontos comerciais. Conforme a Infraero, os módulos são uma solução de engenharia utilizada em aeroportos de vários países.

Os Módulos Operacionais são uma solução em grandes eventos ou para atender demandas específicas. Em 2004, o Aeroporto de Lisboa utilizou os módulos durante a Eurocopa. No ano de 2006, o Aeroporto de Doha, no Catar, adotou a solução durante os Jogos Asiáticos de 2006.

No Brasil, o primeiro aeroporto a aderir aos “puxadinhos” foi o Aeroporto Internacional de Florianópolis/Hercílio Luz, Santa Catarina, que funciona desde abril de 2009. Depois, o Aeroporto Internacional de Brasília/Juscelino Kubitschek (DF) aderiu ao modelo em novembro de 2010. O MOP foi orçado em R$ 2,9 milhões e, as obras duraram 4 meses, com aumento de 1,2 mil m² na área de embarque do aeroporto. Na época, o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, garantiu conforto aos usuários do Aeroporto Internacional de Brasília, até que as obras de reforma e ampliação do Terminal de Passageiros ficassem prontas.

Cuiabá

Uma das cidades-sede da Copa, Cuiabá (MT) também aderiu ao “puxadinho”. Assinada a Ordem de Serviço para a implantação do Módulo Operacional, em novembro de 2010, o “puxadinho” do Aeroporto Internacional Marechal Rondon – Cuiabá – Várzea Grande, tem a capacidade para atender 700 mil passageiros por ano. O módulo terá 675 m² e dará suporte ao atendimento da demanda atual até a conclusão das obras de ampliação e reforma do aeroporto. O valor do empreendimento será de R$2,59 milhões.

Goiânia

Mesmo sem sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014, a cidade de Goiânia receberá o Módulo Operacional do Aeroporto de Goiânia/ Santa Genoveva (GO) para servir de suporte e apoio a outros aeroportos que receberão os jogos da Copa e Olimpíadas de 2016. O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, assinou nesta terça-feira (19) a Ordem de Serviço para a retomada da instalação do MOP. Avaliado em R$ 2,73 milhões, o módulo ficará pronto em até cinco meses e ampliará a sala de embarque em 1,2 mil m². O puxadinho teve de ser criado por causa da demora na construção do novo aeroporto do outro lado da pista. A obra está parada desde 2007, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), sob suspeita de fraude na licitação, e não há previsão de retomada.

Porto Alegre

No Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho (RS) serão investidos mais de R$ 4,16 milhões na obra. Serão 22 balcões de check-in, além de espaço para mais dez totens de auto atendimento das companhias aéreas e mais três canais de inspeção. Toda essa estrutura ficará em um espaço de 656 m², num local anexo ao Terminal de Passageiros. O investimento aumentará em 40% a capacidade de processamento simultâneo de embarques.

Vitória

Atuando com uma demanda de 472% maior que a capacidade, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o aeroporto de Vitória/Eurico de Aguiar Salles (ES) teve que retomar as obras do puxadinho, que tinha como data para o prazo de entrega 13 de outubro de 2010. O módulo capixaba, estimado em R$ 5,3 milhões, receberá operações de embarque de desembarque numa área de 2 mil m².

Confira os módulos previstos:

Juazeiro do Norte – R$ 2,83 milhões
Macapá – R$ 7,15 milhões
Imperatriz – R$ 3,9 milhões
Ilhéus – R$ 1,5 milhões
São José dos Campos – R$ 2 milhões
Teresina – R$ 3,48 milhões
Guarulhos (Segundo Módulo) – R$ 32,5 milhões
Guarulhos (Terceiro Módulo) – R$ 23,2 milhões
Brasília (Segundo Módulo) – R$ 4 milhões

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