terça-feira, 26 de abril de 2011

Rodovia Padre Cícero - Pretendida como grande Tronco Rodoviário não passa de complementos na malha rodoviária secundária


Grandes cidades constumam ser ligadas com grandes Troncos Rodoviários que envolvem engenharia de tráfego capaz de dar agilidade a um alto fluxo de veículos leves e pesados. Citamos, por exemplo: A Via Dutra entre SP e Rio; BR-101 entre Natal e Recife. No Ceará, temos como principais Troncos Rodoviários a CE-085,  mais conhecida como Estruturante que liga Caucaia a Jericoacoara; CE-040 que liga Fortaleza a Aracati; BR-222 entre Fortaleza e Sobral; a BR-116 entre Fortaleza e Brejo Santo; BR-020 entre Caucaia e Canindé. As demais rodovias são consideradas secundárias e não possuem as mesmas características das citadas acima.

Em geral são rodovias mais estreitas, algumas sem acostamento, sem contornos por fora das cidades, com trechos de calçamento dentro do perímetro urbano, e sem continuidade.

No caso da Rodovia Padre Cícero em viajem durante a Semana Santa podemos observar algumas características atribuídas ás rodovias secundárias, e nenhuma atribuída a um grande tronco rodoviário. Estas características estão enumeradas abaixo ao longo da descrição do trajeto percorrido por colaboradores da nossa equipe:

1- Juazeiro do Norte: A rodovia CE-060 começa nas adjascências da Basílica de N. S. das Dores, este trecho não recebeu nenhuma melhoria e não há previsão de investimentos neste trecho. É um ponto crítico devido as manifestações religiosas no local e consequentes engarrafamentos. Seria necessário a duplicação pelo menos até a entrada do Horto;

2- Padre Cícero  ( vila Palmerinha): O tráfego pelo perímetro urbano da vila é perigoso, visto a ausência de acostamento, recomenda-se um desvio, um contorno;

3- Caririaçu: Nossa vizinha cidade serrana possui perigosos trechos de aclive, sugerimos a duplicação dos trechos mais críticos, abertura de Posto da Policia Rodoviária estadual, controle rigoroso da velocidade no local;

4- Serrote: Já na CE-385 a localidade possui nas proximidades dois entroncamentos potencialmente importantes e muito mal pavimentados, trata-se dos acessos a Granjeiro(CE-060) e Aurora(CE-288);

5- BR-230: Do entroncamento da CE-385 com a referida rodovia federal até a localidade de São José das Mangabeiras são aproximadamente três quilômetros no sentido leste-oeste, contrariando o sentido norte-sul da viagem entre Juazeiro e Fortaleza;

6- Cedro: Chegamos na cidade pela CE-153. Anteriormente, cidade se ligava a Juazeiro passando por Várzea Alegre, Farias Brito, Crato, com o novo trajeto o percurso foi encurtado em aproximadamente 30 quilômetros;

7- Cascudo: Este distrito do município de Icó obriga o trauseunte a optar por dois trajetos da CE-282: via Iguatu (já concluído), ou via Orós (ainda em obras), ambos os trajetos no sentido leste-oeste. Optamos pelo trajeto via Iguatu - Quixelô- Solonolope-Banabuiu- Quixadá. Em outra ocasião após o término das obras vi Orós esperamos poder descrever esse trajeto aos nossos leitores.

8 - Iguatu: Maior cidade entre Juazeiro e Fortaleza, o viajante é obrigado a cruzar a cidade em duas avenidas, a primeira no sentido leste-oeste e a segunda, norte-sul, após o posto da Policia Rodoviária Estadual, entra-se na CE-375 que passa por Quixelô e termina num triângulo próximo a Solonólope, onde voltamos para CE-153

9- Quixelô: uma raridade, é uma das poucas cidades com avenida de contorno, chama a atenção o número de redutores de velocidade entre Iguatu e a cidade;

10- Solonólope: A cidade é cortada pela BR-226, e o viajante segue um pouco dentro da cidade por esta rodovia no sentido leste-oeste. A chegada ao sul se dá por uma descida de uma colina pavimentada em paralepípedos, a saída ao norte se dá por uma avenida larga, exemplo a ser seguido por nossa cidade, no entanto sem placas, felizmente o povo da cidade é gentil e presta informações com muita gentileza;

                                  

11- Banabuiu: Chama a atenção a estrada ondulada, algumas falhas já são notadas na pavimentação asfáltica. Cruza-se a parede da barrragem do Açude com o mesmo nome, e avista-se dali o Veú de noiva (foto). De lá para frente segue-se na BR-112, pista que liga a cidade a Quixadá, e não recebeu nenhum preparo para se denominar Rodovia Padre Cícero.

12- Quixadá:Ao retornar a CE-060 próximo ao Posto da Policia Rodoviaria Estadual uma placa indicativa aponta o itinerário por Quixaramobim, Minerolândia, Mombaça, Acopiara como os de acesso a Juazeiro do Norte;


13- Triângulo de Quixadá (Chorozinho): Neste ponto chega-se a BR-116, segue-se até Pacajus por este importante Tronco Rodoviário, e daí em pista dupla até Fortaleza.

A Rodovia Padre Cícero foi idealizada seguindo por Caio Prado, Itapiuna, Capistrano, Aracoiaba, Redenção, Acarape, Água de Coco, Guaiuba, Pacatuba, Maracanau via CE-060. O primeiro bairro de Fortaleza é o Mondubim, depois vem Maraponga, Parangaba, Montese, Jardim America, Benfica, Jose Bonífácio, e o Centro. O acesso é lento devido grandes congestionamentos da capital. Pela BR-116 rapidamente chega-se ao Viaduto da 13 de maio, entra-se na avenida Aguanambi e em seguida o centro da capital.

O leitor mais atento pode concluir com tantos prefixos de rodovias que há várias rodovias a serem percorridas e a este conjunto resolveu-se batizar de Rodovia Padre Cícero.

CT Brejo Seco

                          
PREFEITURA COLABORA NA CONSTRUÇÃO DO CT GUARANI

O secretário e Esportes e Juventude, professor Aurélio, informou que no próximo domingo, 10, máquinas da prefeitura irão trabalhar em regime de mutirão, no Centro de Treinamento do Guarani, no Bairro Betolândia. Os trabalhos serão acompanhados também pela diretoria do time. Segundo ele, o Guarani irá celebrar seus 70 anos de fundação. E, desta forma, a prefeitura contribui com esta ação, em prol da torcida do Leão do Mercado, que vem fazendo uma boa campanha na primeira divisão do cearense.

Fonte: Secretaria de Esportes e Juventude


Um passo após o outro o Guarani esta conseguindo uma estrutura semelhante ao Icasa, que há anos dispõe do Praxedão, como Centro de Treinamentos. Toda equipe precisa de um arquirrival, através da rivalidade os clubes crescem em popularidade e importância.

Infelizmente o Icasa não faz boa campanha no certame estadual 2011, e o Guarani ia bem até tropeçar frente ao Tiradentes. As equipes precisam seguir crescendo com lojas, patrocinadores e acima de tudo do apoio das respectivas torcidas.

Também gostaríamos de ver cada clube com seu respectivo estádio.

Zona Azul será implantada em nome da organização dos espaços na área central

                                     

O projeto de Estacionamento Rotativo Zona Azul contempla o uso de vagas de estacionamento rotativo pago, através de cartão ou equipamento de controle de tempo de estacionamento, denominado parquímetro, que permita total integridade da arrecadação, aferição imediata de receitas e auditoria permanente por parte do Poder Concedente. Este projeto está fundamentado na linha de ação proposta pelo DEMUTRAN e estabelece diretrizes e elementos técnicos que visam a necessidade de controle de utilização de vagas de estacionamento rotativo e de controle estatístico das mesmas, possibilitando à Administração Pública uma correta avaliação de seu uso (taxa de ocupação) e a cobrança da tarifa de forma mais justa.

Foi feita uma análise técnica relativa às opções de operacionalização e tecnologia disponível no mercado, situando-os sob a ótica de seu impacto sócio-econômico para usuários, a viabilidade de inserção social dos guardadores de veículos comumente chamados de “flanelinhas”, aspectos urbanísticos, métodos e prazos de execução. O objetivo é que a adoção de um sistema de controle de vagas torne mais acessível e cômodo aos usuários, aumente a rotatividade, democratizando ainda mais o espaço que se encontra limitado, face ao aumento constante da frota e do fluxo de veículos nas áreas comerciais da cidade. A execução ficou a cargo da empresa Flamax Serviços de Mão de Obra Ltda, vencedora da licitação pública.
Será cobrada a taxa de 1,00 real por vaga referente ao uso de uma hora, podendo ser prorrogável por mais uma. O valor será o mesmo para todas as áreas disponíveis. Este preço é inferior ao cobrado nos estacionamentos privados, comumente entre 4,00 ou 5,00 reais. Conforme a demanda, as áreas de estacionamento poderão ser ampliadas.

As capitais e grandes cidades tiveram de adotar esse projeto para amenizar a deficiência estrutural de trânsito. Embora não esteja concluído, o modelo base do Estacionamento Rotativo de Juazeiro já foi cedido à cidade de Cajazeiras, que fica no interior da Paraíba. O Secretário de Segurança Pública e Cidadania, Cláudio Luz, pretende ampliá-lo com a implantação do Projeto Zona Marrom, regulamentando a carga e descarga no trânsito. Para Cláudio o projeto “permitirá a organização e disciplina do trânsito na área central, vai propiciar mais clientes, mais compradores, conferindo um progresso à cidade. Ainda são poucos os lugares que possuem o estacionamento Zona Azul.”

Em campo as opiniões divergem conforme as necessidades do público. A empresária e visitante Agda Lucena, 36 anos, contou sua experiência: “eu vim aproveitar o feriado e fazer algumas compras, mas tive de estacionar muito distante, quase desisti, tava muito tumultuado. (...) Espero que com esse projeto eu possa voltar e achar uma vaga mais facilmente.” Já o comerciante Danúbio Ferraz, 23 anos, que tem sua loja no mercado central não gostou da novidade: “acho que vai piorar pra quem trabalha aqui e é assalariado, porque vamos ter que pagar pra estacionar e nem vai ser pelo dia todo.”

Por enquanto, serão disponibilizadas 17 vagas, ao lado esquerdo, entre na Rua São Pedro entre as ruas Alencar Peixoto e Santa Luzia; mais 19 vagas, ao lado esquerdo, seguindo na Rua São Pedro entre as ruas Santa Luzia e Conceição. Na Rua Santa Luzia, ao lado esquerdo, serão postas 19 vagas entre as ruas Padre Cícero e São Pedro. Já na Rua da Conceição, serão mais 24 vagas ao lado esquerdo, no espaço que vai da Rua São Pedro à Rua São Paulo e na Rua São Paulo, 15 vagas, ao lado esquerdo, entre as ruas Santa Luzia e Alencar Peixoto.

Fonte: Miseria

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Investimentos em mobilidade urbana não acompanham aumento da frota de veículos juazeirense

ATÉ 2020 JUAZEIRO TERÁ FROTA DE 292 MIL VEÍCULOS

Atualmente com 62.411 veículos, a maior frota do interior do Estado, terá dentro de menos de dez anos, em 2020, uma frota de 292.395 veículos. Evolução dessa frota nos últimos dez anos confirma que Juazeiro, atualmente com 250 mil habitantes, é uma das cidades que mais crescem no Brasil. (Juanorte)
Pelas projeções atuais do Detran-CE, Juazeiro do Norte terá a seguinte frota ao final de cada um destes anos: 2011, 72.834 veículos; 2012, 84.997; 2013, 99.191; 2014, 115.756; 2015, 135.088;2016; 157.647; 2017, 183.974; 2018, 214.698; 2019, 250.553; e em 2020, 292.395 veículos. (Juanorte)
                               
É visível mudanças nas principais avenidas tanto no aumento do tráfego como no número de lojas do ramo principalmente na Avenida Padre Cícero. Enumeramos o total de 17 concessionárias em funcionamento ou a serem abertas nos próximos meses: Tokai (Nissan), Kia Motors (Kia), Dical (Renault), Ceará Diesel (Mercedes Benz), Verde Vale (Chevrolet), Cevema (Fiat), Newland (Toyota), Confiance (Citroen), Honda Arnaldo (Honda), Pau Brasil (WV Automóveis), Terra Santa (Hyundai), Terra Verde (Mitsubishi), Kia Motors( Kia), Jodiesel( WV Caminhões), Peugeot, Sangyoung  e JF Automóveis (Ford).


                                
O setor ainda conta com 35 concessionárias de revendas multimarcas, que receberá em breve um novo centro de revendas, o Shopping do automóvel. O seguimento de motos também esta aquecido e a Honda conta com 02 concessionárias, Araripe e Cariri Motos, Yamaha, Suzuki, Dafran, também correm atrás de suas fatias nesse disputado mercado.


Algumas montadoras sinalizam a abertura de outras concessionárias da mesma marca na cidade, o caso da chevrolet. Há também concessionárias que se adiantaram e estão construindo nova sede, como o caso da Cevema, que poderá disponibilizar a cidade duas concessionárias da Fiat.                                       


Tudo isto vem acontecendo sem que haja investimentos na mobilidade urbana, e as vias começam a dar sinais de estrangulamento, alguns pontos começam a ficar críticos como a Rotatória do Triângulo Crajubar, que concentra um intenso trânsito tanto urbano como rodoviário. Outros blogueiros apontam soluções, como o da construção de um viaduto no local, justificatida pela concentração de equipamentos urbanos nas adjascências.

Isto nos remete ao já falado PLANO DIRETOR que deve pulverizar investimentos nas mais diversas localidades da cidade, lutando contra as concentrações que promovem desigualdades e expeculação imobiliária. Também deve ser concebido novas avenidas. O Anel viário é algo que já devia esta concluído. Outras idéias como vias alternativas para não se passar na Rotatória do Triângulo Crajubar devem ser pensadas. Sugerimos uma obra rodoviária no entorno da cidade, mais especificamente ao Norte, a se iniciar na CE-386 (trecho  Batateiras-Ponta da Serra) até a CE-293 (trecho Barbalha-Missão Velha). Achamos prudente a proibição de arranha-céus nos bairros centrais com ruas mais estreitas  e grande densidade urbana.

http://juanews-100anos.blogspot.com/2010/12/prefeito-de-juazeiro-defende-projeto.html

Se algo significativo não for feito padeceremos com engarrafamentos. Novos investimentos dependem de infraestrutura. Mesmo vivendo todo este momento de prosperidade certamente Juazeiro ainda amarga algumas ausências de grandes nomes nacionais e internacionais por deixar a desejar em alguns aspectos. De forma sucinta citamos  a exclusão da cidade no roteiro sugerido pelo Vaticano por ocasião da divulgação de roteiro religioso. 

Notícias da ampliação do Cariri Shopping em Juazeiro do Norte

Segundo noticiado em programa de tv local a inauguração da ampliação e reforma está prevista para abril do ano que vem. Novas lojas âncoras: Marisa, Riachuelo e C&. Confirmado também McDonald's. Acesso ao andar dos cinemas por escadas rolantes na praça de eventos. Novo Mercadinhos São Luís em pavimento abaixo da praça de alimentação. A Marisa ocupará o atual espaço do São Luís. Haverá um andar reserva entre as lojas e o estacionamento superior para futura ampliação.

Fonte: Juametro / skyscrapercity


Esta ampliação é muito importante para nossa economia, visto nas atuais condições o Cariri Shopping gerar 10% de nossa riqueza (PIB). Há um atraso em relação ao cronograma original que seria abrir as portas ainda em 2.011 ( ano do centenário) mas atribuimos isto as várias negociações para se vender espaços. Nenhuma incorporadora constroi sem negociar antecipadamente seus empreendimentos.


Como quem sai na frente sai com ampla vantangem, hoje, Cariri Shopping e Juazeiro Open Mall avançam enquanto o Juazeiro Shopping ainda tenta se afirmar para sair do papel e iniciar suas obras.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Prefeitura pavimentará e asfaltará Avenida José Bezerra






A Prefeitura de Juazeiro iniciou nesta terça-feira, 12, trabalho de asfaltamento na Avenida José Bezerra, entre Avenida Virgílio Távora e Rua Rui Barbosa. Rafael Apolinário, secretário de infraestrutura, informa que a obra consta primeiro de calçamento em pedra tosca, para depois o asfaltamento da artéria. Com o prazo de 40 dias para a conclusão, a construtora responsável é a São Bento.

Fonte: Secretaria de Infraestrutura

Esta avenida foi durante muito tempo símbolo municipal do descaso das gestões municipais anteriores, consideramos um grande trabalho da municipalidade na gestão atual. 


Gostariamos de ver o local com drenagem de águas pluvias, saneamento básico, iluminação, e área de lazer ( um enorme calçadão do lado da Várzea das Timbaúbas). Lembramos que a avenida se extende além da Rua Rui Barbosa devendo ter um projeto a partir daí até a Avenida Castelo Branco. A Varzea deveria ser preservada com o prolongamento da Área de proteção ambiental do Parque Ecológico das Timbaúbas em toda sua extensão conforme projeto original. Devemos lembrar do importante manacial hídrico do local e a importância na sua preservação.

                                        

                                        

Não gostariamos de ver esta obra como a da Avenida Paulo Maia, paralisada a tempos, que também começou com um grande arranco...

Revitalização do antigo DI X Complexo Industrial do Quimami

Juazeiro revitalizará Distrito Industrial
O projeto de revitalização do distrito industrial tem recebido a adesão de empresários de Juazeiro do Norte
Juazeiro do Norte Empresários dão o primeiro passo para a revitalização do Distrito Industrial deste Município. Serão cerca de 60 empresas, principalmente dos setores de calçados, confecções e alumínio, que tem se destacado na cidade. As indústrias de médio e grande porte que deverão ser instaladas numa área de 1,6 milhão de metros quadrados, em um local de convergência entre os Municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.

O projeto de revitalização do Distrito Industrial, há mais de duas décadas em debate na cidade para ser implementado, tem recebido a adesão de empresários de Juazeiro do Norte.

Primeira etapa

A primeira etapa, de acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuários de Juazeiro do Norte (Sindindústria), Antônio Mendonça, começa com a sensibilização do Governo do Estado para o projeto, que pretende impulsionar o setor industrial da região, e também gerar mais emprego e renda.

Para sensibilizar o Governo, já foram realizadas reuniões com empresários locais e o presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede), Ivan Bezerra.

A meta é obter apoio para a infraestrutura da área. O acesso é precário e faltam itens básicos de infraestrutura como energia elétrica suficiente para atender à demanda, telecomunicações, rede de informática, água, esgotamento sanitário, além disso, não tem sequer um sistema de coleta de lixo.

Durante a reunião realizada com os empresários e o representante do Governo, Ivan Bezerra, a principal preocupação exposta esteve relacionada com a inserção de energia elétrica, acesso ao local e água na área.

De acordo com Mendonça, algumas questões só terão respostas mais definidas com o estudo técnico. Na questão do acesso ficou acertado que o Estado faria a estrada pavimentada a partir de maio. O acesso até o local é de 4 quilômetros, a partir da entrada pela Avenida Leão Sampaio.

Próximo passo

O próximo passo agora é a adesão dos empresários, que farão suas cartas de intenções para se instalar no local. Este ano, já está prevista a instalação de mais cinco empresas. Juazeiro é hoje um dos polos calçadistas do Nordeste, setor responsável pelo maior número de empregabilidade no Município.

O Distrito Industrial do Cariri foi iniciado no ano de 1992, com o apoio do setor privado e produtivo para atender novas empresas e fortalecer as já estabelecidas na região, atualmente encontra-se em estado de abandono. Somente duas indústrias persistem em funcionar no local: a Trevo Indústria de Gesso e a Fortical.

Menor porte

Mais dois mini distritos já foram instalados na cidade, mas com empresas de menor porte. Cada uma delas, conforme Mendonça, com cerca de 16 fábricas. Ele afirma que houve um momento de impulso para o desenvolvimento nesse setor, e a fase de estagnação.

No período de 2005 até o ano de 2008, em que Mendonça foi secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade, teve a preocupação de incentivar a instalação de novas indústrias. "Então esse é o momento de retomarmos esse desenvolvimento", comenta ele, mesmo ressaltando a fase de transição do Governo, os empresários têm se mostrado otimistas.

Os empresários da região do Cariri aguardam as providências. Para eles, esta é uma oportunidade de resgatar a credibilidade do setor industrial, principalmente o calçadista, que gera cerca de 6 mil empregos diretos para o Projeto de Desenvolvimento do Estado para o Cariri, que continua crescendo.

MAIS INFORMAÇÕES

Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuários de Juazeiro do Norte (Sindindústria)

Telefone: (88) 3571.2010

Elizângela Santos
Repórter
A idéia é tão antiga como o da Construção do Centro de Apoio aos Romeiros. Com os mecanismos de valorização imobiliária e a perspectiva da doação de terrenos no Distrito Industrial. Achamos que muitos como a Bopil com sede na Rua São Pedro e Inbop com sede no início da Avenida Padre Cícero se beneficiriam com a medida. Poderiam ainda repassar suas antigas sedes para o setor de serviços que avança nos locais citados. Ganhariam todos.
Complexo Industrial do Quimami


Mas lembramos que há muitos problemas no antigo DI que impedem a instalação de grandes industrias. Um novo DI mais bem planejado não pode ser engavetado. Defendemos a concepção do Complexo Industrial do Quimami - Marco Zero da Ferrovia Transnordestina em Missão Velha. Este local poderia convergir Zona Franca, Distrito Industrial, Porto Seco, Estação de Gasoduto, e Terminal de Cargas Ferroviário. O acesso a partir de JN se daria pela Vila 3 Marias via Distrito do Marrocos, por prolongamento da CE-292. Esta nova rodovia estadual ligaria-se com o Anel Viário e Rodovia Padre Cícero permitindo escoamento da produção e insumos. O VLT Cariri poderia se extender até o local permitindo alocar mão de obra da sede de Missão Velha, JN e Crato, além de Barbalha após a reimplantação do ramal ferroviário para aquela cidade.

sábado, 9 de abril de 2011

Competitividade áerea segura monopólio da Guanabara

                      
De forma melancólica testemunhamos o fim das atividades de três empresas genuinamente caririense: Rápido Juazeiro, Rio Negro e Viação Brasília; todas engolidas para a formação do monopólio cearense no transporte cearense pela Guanabara. (A Via Metro pertence ao Grupo Guanabara)

O resultado é o completo domínio e assustador descaso de uma empresa que não presta bons serviços. Felizmente o que segura o preço e força a necessidade de elovar é a concorrência área.

Até julho teremos três empresas voando para Fortaleza: Gol, Avianca e TAM. Esta competitividade e ampla oferta de assentos garantem a população caririense outras opções ao transporte rodoviário.

Talvez por esta razão a empresa ainda não tenha subido o preço de suas passagens às alturas, pois certamente, seria rapidamente interceptada por um moderno jato.

TRIP provavelmente não virá mais para JN

                                     
Acordos comerciais com a TAM, e ainda, uma possível compra da TRIP pela mesma, e ainda o inicio das atividades da TAM em JN agendadas para o próximo dia 04 de Julho levam a crer que a TRIP não mais operará no nosso aeroporto. Pelo menos temporariamente.

Aliás, Azul e TAM pediram autorização e já tem datas certas para o começo de vôos locais, a TRIP muito antes se propos ao mesmo, mas não conseguiu. O quê terá havido?

Hiper Bompreço JN será inaugurado em Julho

                                                 
Agendado para o dia 21 de julho de 2011, o grupo Walmart planeja inaugurar sua primeira unidade no formato de hipermercado no dia 21 de julho próximo. Será a primeira experiência do interior do estado neste seguimento. Contaremos com um centro de compras avançado onde em uma loja será possível comprar de frutas a eletros, do utensilio doméstico ao setor de informática, da padaria ao bazar. Será mais um marco no desenvolvimento comercial local.
                                       
O grupo realizou um estudo prospectivo prévio, decidindo pela implantação de duas lojas em formatos diferentes, sendo a outra loja, da bandeira Maxxi atacadista, com futura localização defronte a Zenir Móveis da Avenida Padre Cícero, e com previsão de início das edificações logo após a inauguração da primeira loja do grupo.

                                                          

Durante vários meses que antecederam o inicio das atividades comercias do grupo, fora colocado no estacionamento do Cariri Shopping um trailer para a divulgação e confecção de cartões de crédito do Hipercard, que ao longo deste tempo realizou credenciamentos em vários estabelecimentos locais. O cartão é gratuito, e tem boa aceitação nas classes C e D. Isto ressalta que o grupo ensaia o interesse pela obtenção de crédito para o consumidor em compras a prazo.
                             
Além do Bompreço como loja âncora o Juazeiro Open Mall contará com 40 lojas, quiosques e amplo estacionamento integram o projeto. Já confirmaram presenças no empreendimento a Normatel, Extra, Subway Sanduíches, Top Móveis, Água de Cheiro, Operadora Telefônica Teem, Unicard, Boutique Rinete e One Story (Marisol). O Juazeiro Open Mall está localizado na Avenida Padre Cícero, principal corredor de atividade da cidade de Juazeiro do Norte.

                                         

Missão Velha ou Salgueiro??? Quem sediará Terminal de Cargas da Transnordestina?!

                            
Salgueiro-PE é o entroncamento da Nova Transnordestina, de lá sai Ramal para O Porto do Pecém ao norte, Porto de Suape a leste e Eliseu Martins-PI ao oeste. Foi na cidade a implantação da maior fábrica de cormentes de concreto do mundo.

Já, Missão Velha foi a cidade escolhida pelo ex-presidente Lula para o lançamento da Ferrovia Transnordestina, cujo marco zero localiza-se na localidade de Quimami.

Apesar da obra encontrar-se em andamento, detalhes do seu funcionamento já estão em estudo, e a implantação de um grande terminal de cargas no sertão nordestino é uma realidade que deverá alavancar o crescimento de seus arredores.

Duas localizações são estudadas, Missão Velha e Salgueiro. Missão Velha se destaca por fazer parte da RMC- Região Metropolitana do Cariri, maior conglomerado urbano e centro de confluência na região centro-nordestina. Salgueiro dispõe de uma localização técnica apreciável, e se localiza no estado do Pernambuco, politicamente mais forte que o Ceará.

O Juanews defende dois terminais, um em cada cidade, mas na impossibilidade disto, ou caso um seja instalado antes do outro. Lenvantemos a bandeira para Missão Velha. Sairá na frente quem já tiver estudos e projetos correlacionados, como o Porto Seco, Distrito Industrial, e Zona franca.

Precisamos de avanços para ganharmos este importante equipamento de desenvolvimento e prosperidade.

Nem mel nem cabaça

                                                  

                                            

Conversa vai, conversa vem, chuva de liminares, processos e o Governador do Estado fez pose ao dizer que faria as reformas necessárias no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes caso a infraero não o assumisse. Prometeu ainda que se o mesmo acontecesse destinaria os recursos do Tesouro Estadual  "contigenciados" para tal fim para a Construção do Estádio Metropolitano.

O pior é que ninguém fala em datas, até quando se deve esperar? O certo é que neste empasse Juazeiro do Norte nem tem mel nem cabaça!!!

Cada esfera de governo tem suas atribuições e responsabilidades, apontamos a União como verdadeira responsável para a empreitada aeroportuária. Já que o governador abraçou a causa dos Desportos, e levantou o tema de um novo estádio, deveria se resolver e providenciar projeto e execução do empreendimento.

Já o prefeito de JN insiste em reformar O Romeirão, mas não tem verbas, só gostaríamos de lembrar para não cometer o erro da população cratense ao se rejeitar um Novo Parque, desta vez uma Praça de esportes, pois o governador poderia repetir o que fez na cidade vizinha.

                              
                              

Asneiras da Gestão municipal

            

Nos últimos dias recebemos vários e-mails se referindo ao comportamento e alguns posicionamentos da Gestão Municipal. Concordamos que os prefeitos anteriores não usavam meios de comunicação como as Redes Sociais, estando portanto muito menos expostos a erros.

                                                
O conceito inicial de médico sanitarista escorregou descarga abaixo, felizmente algumas atitudes parecem superadas, como por exemplo, a iniciativa de criar PSF's 24 horas, agora se fala em 06 equipes até as 22 horas.

No entanto, a Saúde continua mal e a Gestão Municipal aponta que gastos como os referentes a interdição do Hospital Santo Inácio impedem gastos na Atenção primária. Isto é abusar da boa vontade e compreensão da população local. Juazeiro do Norte(JN) viveu ao longo dos últimos anos, uma epidemia de violência, sem condições de atendimento de emergência, alguns, infelizmente, morreram ao tentar serem transferidos para a Cidade de Barbalha. A atitude realizada no Santo Inácio foi algo sensato para um inicio de gestão, mas deveria ter caratér temporário, não é uma solução definitiva, assim como o HRC também não é. O HRC é do estado, e tem características de alta complexidade. Problemas de baixa e média complexidade devem ser resolvidos nos municípios de origem, no caso de JN, em outra unidade local.

O Hospital Santo Inácio é mal localizado, fica ao Sul, no bairro onde reside as pessoas menos carentes da cidade. Mas, é uma unidade com bom espaço físico, e boa estrutura. Melhorando-se os recursos humanos e garantindo insumos têm tudo para ser útil a nossa cidade. Para o Juanews, a melhor localização para um Hospital Geral Municipal seria a Zona Leste, mas precisamente nas proximidades do cruzamento das avenidas Castelo Branco com Manoel Coelho. Este local estrategicamente, permitiria com com a exploração de novas linhas de ônibus, acessos rápidos com o Bairro Aeroporto, Vila Nova, etc... Além da acessibilidade já existente com todos os bairros cortados pela Castelo Branco. O local possui espaço e grande adensamento populacional. Porém já existe a estrutura do Santo Inácio com a possilidade de fucionamento imediato, esta segunda opção é um idéia para se trabalhar hoje visando o futuro.
                      

Sabemos dos gastos e burocracia para se construir uma unidade hospitalar. Os recursos serão sempre limitados e precisam ser utilizados com sabedoria. A rede hospitalar municipal é constituída de duas unidades próprias: O Hospital Maternidade São Lucas - que atende as areas de obstetrícia, ginecologia e neonatologia (antes também atendia Pediatria), e o Hospital Infantil Maria Amélia (antigo PSIC) - para onde foi transferido o Pronto Atendimento Pediátrico de nossa cidade que anteriormente ocorria no São Lucas. Esta manobra de aquisição do antigo PSIC merecia uma melhor investigação, pois há indícios de favorecimento a uma família de Juazeiro.

Falta, na Rede Local, um Hospital para atender a maior parte da população nas areas de Adultos, Cirurgia, Ortopedia e demais especialidades. Esta lacuna deveria ser preenchida por um hospital público municipal, por hora é o Santo Inácio, mas o discurso da gestão aponta o final da intervenção a qualquer momento, para ontem se possível.

Sempre se lê, a justificativa que o fim da intervenção garantirá recursos para serem gastos com a atenção primária. Isto é mentira, pois o SUS (dados que podem ser consultados na internet) envia recursos destinados a cada nível de atenção ou complexidade. Não saber disso é um erro primário, lamentável, absurdo.

                          
Outra erro é a compra de ambulâncias para se criar "uma central de ambulâncias". O governo federal prevê e entra com uma contrapartida para a criação do SAMU - Serviço de Atendimento Móvel, com um telefone gratuito, o 192. Não há lógica nenhuma em criar serviços fora deste padrão, pois o maior problema é o custeio, que pode ser garantido em parte pelo SUS.

Outro fato que nos chamou a atenção foi a entrega das ambulâncias no dia da inauguração do HRC, dando margem a velha prática de ambulancioterapia - transportar pacientes entregando sua responsabilidade a outros.
                                             

Não é a toa que a presidente Dilma Rouseff continua exitando em visitar JN, não veio como candidata, avalei como Chefe de Estado.


Muita conversa, pouco trabalho

Como esta coluna previu – há quase um ano – nenhuma das grandes obras públicas anunciadas, com estardalhaço, para comemorar o centenário de Juazeiro do Norte saiu do papel. Foi o caso da Praça do Marco Zero, Anel Viário, Avenida do Contorno, o Roteiro da Fé, os quatro portais nas entradas da cidade, a hospedaria para romeiros pobres, dentre outras. Nenhuma foi iniciada. E faltam apenas 3 meses e 10 dias para a data do centenário. Mesmo que fossem iniciadas hoje, não daria mais tempo para conclui-las até o próximo dia 22 de julho. Pior: todas aguardam liberação das verbas que “teriam” sido conseguidas por deputados...
Fonte: Blog do Crato

Em tempo: o prefeito promete e não cumpre, nem tão pouco dá satisfações. Ao Juanews deve pelo menos explicações sobre o asfaltamento a Vila São Gonçalo ao povo deve respeito...

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Luzeiro no Giradouro

                          

Recem estreiado em meio as Redes Sociais o Blog Se eu fosse prefeito traz projetos de grande impacto plausíveis do debate na sociedade local. O autor do blog: Idevânio Carvalho, promete divulgar no decorrer de suas postagens, outros projetos. Acompanharemos e divulgaremos grandes projetos, pois entendemos que Juazeiro necessita de idealizadores que possam apontar novos rumos.

O Juanews também já apresentou vários projetos, comentários e críticas construtivas. Esperamos que o novo blog venha a somar esforços em prol de uma cidade cada vez melhor.

Liminar pode obrigar União a assumir aeroporto de Juazeiro

                                   FOTOS: ELIZÂNGELA SANTOS
A burocracia emperra a solução que definirá o gerenciamento do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes

Uma liminar poderá ser concedida pela Justiça Federal até a próxima semana, após ação do Ministério Público Federal, em Juazeiro, para que a União assuma a administração do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes. A ação prevê melhoria da infraestrutura e construção dos módulos operacionais provisórios, que inclui os novos terminais com capacidade para 500 mil passageiros por ano, aumentando a capacidade operacional do aeroporto. O atual tem suporte apenas para 50 mil, e se encontra com uma demanda reprimida, que nos próximos dois anos, com novos voos ainda para esse semestre, poderá chegar à capacidade prevista com a construção dos módulos.

O problema que se arrasta há alguns anos, emperra na mesma tecla: burocracia. Formalmente o aeroporto ainda não foi repassado para a Infraero, mesmo com a autorização do Estado. A informação é que os documentos estão no Ministério da Defesa. Mesmo assim, este semestre, mais duas novas empresas, que passarão a quatro, deverão operar com voos na região, a Azul Linhas Aéreas, que começa a operar em 15 de junho, e a TAM, ainda sem data prevista. A Trip seria a terceira empresa prevista para operar na região, mas é possível que isso não ocorra, já que a TAM anunciou a compra de 30% da Trip.

Hoje, segundo o procurador da República, Rafael Ribeiro Rayol, a União deverá estar se pronunciando à Justiça em relação a situação do aeroporto. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), outro órgão incluído na ação para dar esclarecimentos à justiça sobre a situação do local, atualmente gerencia o equipamento. "Na realidade, a Justiça, após ouvir os pronunciamentos, deverá decidir, por meio de liminar, que a União assuma o aeroporto, o que na prática a Infraero já vem fazendo, gerenciado o local", explica o procurador. Outra questão é que, conforme Rafael Rayol, caso a União venha assumir o equipamento, o único órgão do Governo Federal voltado para a administração das áreas aeroportuárias civis no Brasil é a Infraero. A ação movida pelos procuradores da República, Rafael Ribeiro Rayol e Rômulo Moreira Conrado, mostra os prejuízos causados aos usuários, operadores e consumidores do serviço de transporte aéreo, por conta dos problemas na administração do aeroporto.

Nova licitação

Uma nova licitação, iniciada no dia 1º de abril, prevê a construção dos módulos. É a segunda, no valor de R$ 2,8 milhões, conforme o MPF. A obra não teve segmento da primeira vez por conta do fim do convênio feito entre a Infraero e Estado, desde a gestão anterior, em vigor até 2012. Com esse impasse, a Infraero não foi em frente com o projeto. Na ação do MPF, a ênfase imediata é para construção das áreas de embarque e desembarque, que são parte dos módulos operacionais, além de melhorias nos banheiros, melhor distribuição de áreas de lanchonetes, por exemplo.

A construção de uma Unidade Avançada do Corpo de Bombeiros, a melhoria da resistência da pista e ampliação de 1.800 para 2.040 metros estão entre as poucas melhorias prometidas pelo Estado. Mas apenas no primeiro momento, no governo anterior de Lúcio Alcântara. Algumas melhorias que foram feitas nos últimos anos, estão relacionadas à climatização e reorganização dos boxes para possibilitar mais espaço na área do terminal, realizadas pela própria Infraero.

O governador Cid Gomes já chegou a falar na região que, caso a Infraero não promova as melhorias necessárias, o Governo irá assumir esse trabalho. Ele não descarta a possibilidade de que essas obras não sejam feitas pela empresa, já que esteve com dirigentes da Infraero para conversar sobre o problema.

Pelo menos uma das questões, que dificultava o pouso de aeronaves de maior porte, já está resolvida, que é a capacidade de resistência da pista, que teve o Número de Código de Pista (PCN), alterado de 20 para 32. Mas depois de um tempo de análise, passando pela avaliação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Essa novidade fez com que novas empresas se propusessem a vir operar na região. Esse fator faz com que o número de passageiros aumente por aeronave. O outro ponto agora, para possibilitar voos diretos para áreas mais distantes, é a homologação da ampliação da pista para 2.040m.

Fonte: DN / Elizângela Santos

Não lemos nada de novo, nem nada que com força política e boa vontade de quem realemente tem poder não possa ser rapidamente resolvido. Para efeitos de comparação: O Estado do Ceará utilizou a muito pouco tempo toda sua máquina administrativa para agilizar desapropriações ao longo da Ferrovia Transnordestina no trajeto de Missão Velha até o Pecém, em torno de 500 quilômetros. 

Todo este empenho e se comparando as respectivas dimensões, só comprovam nosso pensamento, de que quando se quer se faz... 

Policlínica de Barbalha

                                  

A obra da policlínica de Barbalha continua em ritmo acelerado, o novo equipamento de saúde está situada as margens da rodovia Leão Sampaio que liga os municípios de Barbalha a Juazeiro do Norte e será uma nova ferramenta na área de saúde visando ampliar o atendimento especializado do município na área de consultas e exames.

A população passará a ter acesso à saúde nas seguintes especialidades: oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia, endocrinologia, angiologia e neurologia. Para os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico serão garantidos: radiologia convencional, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria clínica, tomografia computadorizada, entre outras.

A obra, que está sendo realizada com recursos do Governo do Estado na ordem de R$ 5.820.863.39 (cinco milhões, oitocentos e vinte mil, oitocentos e sessenta e três reais e trinta e nove centavos), constará de 18 especialidades. O município entrou com a doação do terreno para a construção da mesma. O prazo de entrega da referida obra será de oito meses.

Com esses serviços a Secretaria de Saúde do Estado visa a diminuir as filas nos hospitais e dar um atendimento de qualidade à população não só de Barbalha, mas nas outras cidades da Região Metropolitana do Cariri (RMC).

Fonte: SESA

Trata-se de uma obra de grande relevância e muito bem localizada. No entanto, uma cidade como Juazeiro do Norte não pode se referenciar numa cidade menor, seria o mesmo que habitantes de Fortaleza procurarem serviços de saúde em Maracanaú e Caucaia, o quê em nenhum instante passa pela cabeça do nenhum gestor.

Assim, Juazeiro do Norte necessita de uma Policlínica, sugerimos outra para o Crato. Se por alguma razão a do Crato ficasse na Avenida Padre Cícero, a de Juazeiro seria estrategicamente localizada na área central privilegiando além de sua população às cidades de Caririaçu, Granjeiro, Lavras da Mangabeira e Aurora - todos via a futura  Rodovia Padre Cícero e rodovias secundárias.

Desta forma Barbalha receberia pacientes de Jardim, Missão Velha, Porteiras, Brejo Santo, Abaiara, Milagres, Mauriti, Jati, Penaforte; Crato: Santana do Cariri, Nova Olina, Farias Brito, e demais do Cariri Oeste; e Juazeiro os já citados

Nova estação do VLT cariri

                                      
O Metrô do Cariri, que liga Juazeiro do Norte a Crato ao longo de 13,6 quilômetros, vai ganhar a sua nona estação de embarque e desembarque. Está marcado para esta segunda-feira (04), às 15 horas, na Procuradoria Geral do Estado (PGE), licitação dos serviços de engenharia para a construção da estrutura. A Comissão Especial de Licitação vai receber os documentos de habilitação e as propostas comerciais das empresas candidatas.

De acordo com o edital, que está disponível no site da PGE, o valor de referência para a obra é R$ 497.440,92. Será declarada vencedora a empresa que apresentar a proposta de menor preço global entre as classificadas. Pelo documento, a vencedora terá 120 dias, contados a partir do quinto dia útil da emissão da ordem de serviço, para concluir o serviço.

A estação ficará localizada em frente à nova escola profissionalizante que está sendo construída pelo Governo do Estado em Juazeiro do Norte. A estrutura será tipo tubular, semelhante às oito estações já existentes: Juazeiro, Teatro, Crato, Fátima, São Pedro, São José, Muriti e Padre Cícero.
O Metrô do Cariri é o primeiro projeto do Governo do Ceará de requalificação do transporte ferroviário de passageiros no interior do Estado. Inaugurado desde o dia 1º de dezembro de 2010, o Metrô fomenta o desenvolvimento da Região do Cariri, já que liga importantes polos geradores de viagens, como universidades, comércio, escolas, indústrias.

O sistema é operado com veículos leves sobe trilhos (VLTs), que estão ganhando o mundo como uma solução inteligente na área de transporte e de menor impacto ambiental. E os VLTs que operam no Cariri ainda usam uma tecnologia local, visto que são fabricados pela Empresa Bom Sinal de Barbalha. A fabricação das composições estimulou a indústria ferroviária nacional, que não produzia novos trens desde a década de 1970.
Fonte: DER

Alguém sabe dizer aonde fica a Estação São Pedro referida na matéria? As vezes, se governa a distância sem o conhecimento da realidade "in loco". E o projeto dos ramais para Missão Velha e Barbalha? Já existe?

Ampliação do Mercado Central



                                                                                        
















A prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Infraestrutura, continua com os trabalhos de ampliação do Mercado Central Governador Adauto Bezerra. Neste sentido, a Z1-Construtora e Serviços Ltda-ME iniciou no mês de janeiro deste ano, a ampliação do Mercado Central, que consta da construção de dois blocos, para acomodar vendedores de frutas e verduras que, atualmente, estão comercializando seus produtos em um galpão alugado pela prefeitura, na Rua São Paulo, Centro de Juazeiro do Norte.



O primeiro bloco, ala esquerda do mercado, encontra-se em fase de cobertura e em ritmo acelerado, posteriormente, será construído o segundo bloco, ala direita. E entre um bloco e outro será construída uma passarela interligando-os. O valor da obra é de R$ 189.404, 66 (cento e oitenta e nove mil, quatrocentos e quatro reais e sessenta e seis centavos), com um prazo de 120 dias para a conclusão.

Fonte: Secretaria de Infraestrutura

Temos um exemplo de uma solução provisória sendo substituida por algo definitivo. Esperamos que com este incremento no número de vagas para pequenos comerciantes, resolva-se a questão do comércio informal de ambulantes.

O Juanews é contra a venda de hortifrutigranjeiros na zona central da cidade, pois devido o número limitado de imóveis residênciais há sempre necessidade de prolongados deslocamentos com compras até os lares mais próximos, ou ainda a necessidade de uso de coletivos ou carros particulares, numa área com dificuldade de vagas de estacionamento.

O planejamento em UV - Unidades de vizinhança poderiam determinar a disseminação de pólos comerciais em pontos estratégicos da cidade, como por exemplo entorno das estações do VLT Cariri.

Postulamos para o local do atual Mercado Central uma Praça mutiuso dando mais conforto aos trauseuntes do Centro, principalmente compradores das cidades e estados vizinhos, dotados de Terminal de ônibus, Parada para Transporte Alternativo, Táxis, Mototáxis, Centro de Informações Turísticas, Núcleo de Segurança com Policiais civis, militares, bombeiros e equipe do SAMU.

O local poderia dispor de um palco para apresentações no final das tardes e início das noites, permitiria a confluência de pessoas voltadas a movimentação urbana, diferentemente da Praça Padre Cícero que guardaria seu aspecto de cartão postal.

Avenida Ailton Gomes: de Zona a Corredor Bancário

                     
Esta avenida nasceu com a desativação do Ramal Ferroviário Juazeiro-Barbalha e a iniciativa do prefeito Ailton Gomes em urbanizar uma área marginalizada com a presença até então de prostíbulos.

Seu primeiro trecho foi construído ligando o Bairro Franciscanos onde há um projeto para a construção de um viaduto até o cruzamento com a Avenida Castelo Branco. Na década de 80 recebeu um importante equipamento aglutinador de investimentos, o Mercado do Pirajá. Foi a partir dele que muitos comerciantes prosperaram e poderam expandir seus negócios. Como exemplos: Casa Castelo, Drogaria Avenida, Gigi Tecidos...

Passados alguns anos, com novo fôlego a avenida cresceu e contornando o Parque Ecológico das Timbaúbas passou a constituir um acesso direto com os Bairros Lagoa Seca, Planalto e Cidade Universitária.

Hoje a avenida vive um novo momento ao se tornar um corredor bancário ao receber: Bradesco, BB e Caixa - praticamente de uma só vez. Até pouco tempo, Barbalha, terceiro município mais importante do Cariri possuia igualmente três agência das referidas instituições financeiras.

Chamamos a atenção para o fato das agências se situarem nas proximidades do Bairro João Cabral, o mais marginalizado ao longo da avenida, e que agora pode ser um dos trechos mais valorizados da nossa Ailton Gomes.

A avenida ainda irá nos surpreender muito com investimentos púlicos e privados. Quem sabe não receberá de volta os trilhos abandonados no passado e ganhe estações de passageiros do VLT Cariri para que o povo possa ter um transporte coletivo de qualidade e deixe seus carros em casa...

Se o prefeito de Barbalha, quiser dar continuidade a esta trajetória de sucesso, que tal prorrogar dentro do seu município esta trajetória de sucesso?

HRC inauguração sem funcionamento de imediato

                         
O hospital será inaugurado na sexta-feira mas só começará a funcionar após 60 dias (FOTO: DIVULGAÇÃO)A inauguração do Hospital Regional do Cariri (HRC) está marcada para sexta-feira. Porém, somente daqui a 60 dias, todas as instalações estarão funcionando plenamente. Durante esse período, os 996 profissionais que trabalharão na unidade serão treinados pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), contratado pelo Governo para administrar o primeiro hospital de alta complexidade do Interior do Estado. Ontem as instalações do HRC foram apresentadas à imprensa pelo secretário da Saúde, Arruda Bastos.

Segundo o secretário, o intervalo entre a inauguração e o funcionamento de todas as áreas do hospital é necessário. “Esse período para funcionar é para capacitação dos profissionais diante da alta complexidade do hospital. Temos ainda que limpar, o Instituto está adquirindo os insumos. É um período curtíssimo”, garante. Arruda Bastos afirma ainda que o modelo de gestão não permite que a inauguração ocorra e a unidade inicie o atendimento no dia seguinte.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o governador Cid Gomes participarão da inauguração, que terá ainda um show do cantor Lulu Santos.

União e Estado investiram R$ 105,6 milhões na construção do HRC. R$ 58,5 milhões foram do Governo do Estado e o restante do Ministério da Saúde. Apenas para compra de equipamentos foram investidos R$ 31 milhões. A estimativa é de que sejam gastos R$ 6 milhões por mês para o funcionamento do hospital.

Estrutura





                




                
 
O HRC tem 27.126 metros quadrados de área construída. São oito andares. Há uma torre com seis andares, além do térreo e de um pavimento superior. São 174 leitos de internação, além de 20 leitos de UTI adulta, 19 leitos de urgência e 32 de emergência. É o primeiro hospital público terciário do Interior.

A unidade vai oferecer exames especializados, como ressonância magnética, antes oferecido apenas no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), além de mamografia e tomografia computadorizada. “Não tenho dúvida de que, com o perfil de atendimento, ninguém precisará mais ir para Fortaleza. O hospital é um misto de HGF e IJF”, frisa o secretário Arruda Bastos.

ENTENDA A NOTÍCIA


O Hospital fica no trevo que liga Juazeiro, Crato e Barbalha e deve atender pacientes de 44 municípios da região. Apenas Juazeiro tem cerca de 250 mil habitantes que, para alguns atendimentos, precisam se deslocar para a Capital.

NÚMEROS

105 MILHÕES DE REAIS

Foi o total investido na construção do Hospital Regional do Cariri. R$ 58,5 milhões vieram do Governo do Estado.

Fonte: O Povo

O maior problema da saúde é o custeio e não necessariamente estrutural. A rede hospitalar da RMC com destaque para Crato, Juazeiro e Barbalha é boa. Serviços especializados são disponibilizados em unidades em geral conveniadas.

No entanto, há uma dificuldade em se atender pessoas de outros municípios em Barbalha, por exemplo. Já que a solução foi a construção de um vistoso hospital público, lembremos que em 02 anos os gastos de manutenção com insumos e pessoal superá as cifras gastas apresentadas na reportagem. Esperamos que se tenha dinheiro para isso.

Outro ponto questionável é a presença de algumas especialziadedes médicas, como: neurocirurgiões, ortopedistas, e anestesiologistas. Os salários foram considerados baixos pela categoria que boicotou a seleção ( não se pode falar em concurso pois não há contração de servidores estatutários da administração direta estadual - estes ganham melhor, tem menor carga horária, e maiores direitos).

Mesmo assim é um grande passo para toda saúde local e regional, e com sua inauguração outros problemas serão detectados. Coisas comuns no mundo real, diferente do imaginário que estamos acostumados. 

E agora? O que será do velho Santo Inácio? A prefeitura erroneamente não realizou sua aquisição definitiva, numa total demostração que apenas esperava a inaguração do Regional, hospital este que pertence a todo povo do estado, e cabe a todos os municípios dependentes dele, a resolução de problemas de menor complexidade, encaminhando por regulação os demais a estruturas mais complexas. A prefeitura coincidentemente adquiriu 06 ambulâncias. Que belo exemplo de ambulancioterapia para as cidades menores!!!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Torres


O EMPRESÁRIO e deputado Manoel Salviano Sobrinho, antecipou à coluna que este ano sua meta será a construção de uma torre comercial e outra residencial cada uma contando com 16 andares. A comercial terá 235 salas, sendo oito lojas térreas. Já a torre residencial contará com 65 apartamentos. O novo empreendimento ficará localizado próximo ao Ginásio Coberto de Juazeiro do Norte, será acompanhado por seus filhos Samuel e Andrey Salviano, construção e elaboração de material comercial pela Construtora Raimundo Coelho.

Fonte: DN

Esse negócio de ex-prefeito em JN é muito bom, nunca vi um passar necessidades, enquanto a prefeitura vive agonizando em dívidas...

Pavimentação do acesso ao Distrito Industrial do Cariri

                                   
(OBS: Foto meramente ilustrativa)

O presidente do Sindindústria, Antonio Mendonça, declarou que teria sido contactado pelo presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ivan Bezerra, revelando que o governador Cid Gomes havia autorizado o asfaltamento da via que liga o Distrito Industrial a Crato e Juazeiro do Norte. Ivan também prometeu que irá facilitar negociações para que empresas possam adquirir terrenos naquele distrito. Os grupos Votorantim, João Santos e Coteminas mostraram interesse em se instalar ali.

Fonte: DN

Nissan March a venda no Cariri a partir do 2º semestre

                                       
A Nissan do Brasil já confirmou para o segundo semestre ( conforme divulgação prévia do Juanews) a abertura de uma revendedora da marca, em Juazeiro do Norte. O empresário romeiro, Marcos Tavares, foi o contemplado para representar a Nissan no Cariri. Marcos tem uma tradição familiar na fabricação de calçados. E o homem já estreará com o pé direito, pois pegará o lançamento do Nissan March, o primeiro popular japonês do Brasil. Com mais este produto, a Nissan quer aumentar a sua cobertura de mercado de 22% para 65%.

Fonte: DN

Corrida Imobiliária


Juazeiro é hoje uma das cidades que mais cresce em construção de condominios residenciais. O imóveis são vendidos rapidamente. Abaixo mostramos quatro desses empreendimentos que estão sendo construídos pela construtora CRC de Juazeiro do Norte. Oportunamente mostraremos outros condomínios que estão sendo construídos. O mercado imobiliário de Juazeiro está detonando!

Condomínio Terras da Lagoa


O Condomínio Terras da Lagoa é composto de 31 unidades residenciais, condomínio horizontal, localizado em área nobre da Lagoa Seca, próximo a hospitais, faculdades e restaurantes

Condomínio Alberto Moraes


Especialmente projetada para quem quer qualidade de vida com praticidade, para desfrutar cada momento como se fosse único, o Condomínio Alberto Moraes representa o bem-estar...

Residencial Flamboyant



Com uma arquitetura concebida em estilo americano o empreendimento possui 14 unidades habitacionais, exclusivas para você. Os espaços internos foram dimensionados de maneira...

Residencial Bella Vita


O Bella Vita é um lugar do tamanho dos seus sonhos, onde sua vida vai ganhar novos ares. Varias opções de plantas e fachadas, alem de toda infra-estrutura necessária para você ter a qualidade...

Fonte: Blog do Juaonline