segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Problemas técnicos inviabilizaram a transmissão da missa do Padre Cícero pela parabólica


A primeira missa do Padre Cícero que aconteceu na manhã de hoje, em Juazeiro do Norte não foi transmitida como programado pelo satélite, via antena parabólica, devido a problemas técnicos. A Objetiva Filmes, empresa responsável pelo serviço de UpLink, que eleva o sinal para o satélite, ainda não soube explicar o problema na falta do enlace com o satélite Star One, uma empresa da Embratel. Sem o enlace do satélite, não foi possível enviar os sinais de áudio e vídeo para as emissoras, TV Século 21 e Aparecida, em São Paulo e TVC em Fortaleza. As emissoras em São Paulo e Fortaleza colocaram em forma de caracteres, no horário destinado a missa de Juazeiro, informações sobre o problema técnico.

A Objetiva Filmes está aguardando informações da Star One para poder dar um laudo do problema e enviar a prefeitura de Juazeiro do Norte, ao Bispo Diocesano D. Fernando Panico e a Bulhões Produções, que é a responsável pela transmissão do evento ao vivo. A transmissão foi feita apenas pela TV Verde Vale em canal aberto para várias cidades do Cariri e pela TV Padre Cícero via internet. Segundo o responsável pela transmissão desde 2009, jornalista Roberto Bulhões, “infelizmente foi um problema muito sério entre o UpLink e o satélite, que não conseguiu de forma alguma fechar o sinal. Chegamos, como sempre, as 4 horas da madrugada na Capela do Socorro, montamos tudo certinho, mas o sinal do satélite não fechou. Só foi possível transmitir pela TV Verde Vale, via micro-ondas e pela internet”, explicou Bulhões.

Fonte: Miséria

Os editores do Juanews apesar da formação católica são obrigados a reconhecer que a prefeitura não tem esta obrigação: financiar o "cala-boca" para família Bulhões. Que consiste em pagar transmissões da igreja católica para que o " renomado" diga-se de passagem o sem formação acadêmica Roberto Bulhões não critique a gestão petista nos meios de comunicação em que o mesmo se insere. É o conhecido fisiologismo com a imprensa. O estado é laico, eventos religiosos podem ser financiados pela Igreja Católica, portanto os custos deveriam ser bancados pelos administradores da Basílica Menor ou Diocese do Crato. Isto pode vir contra o interesses de muitos que exploram a Fé no Padre Cícero e criticam quem fala de forma sensata. 

Novo Juazeiro tem moderno supermercado

A confluência dos Bairros Novo Juazeiro e Tiradentes conta há alguns meses com um grande equipamento para fazer jus ao seu vertigionoso surto de desenvolvimento.Trata-se do Supermercado Nogueira visto na foto acima, localizado na Rua Radialista Coelho Alves, quase em frente à Rádio Tempo FM.

A Zona Leste da cidade pouco tempo sem muita expressão comercial, desponta agora como um futuro centro de negócios, além de se notabilizar também como uma ótima opção residencial. Enquanto isto, sua população aguarda com visível ansiedade o início da construção do Shopping Juazeiro para alavancar mais ainda o desenvolvimento daquele bairro. De forma sempre organizada o Novo Juazeiro pode-se considerar um bairro quase completo
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Fonte: VejaJuazeiro via Juametro

Sempre defendemos a descentralização de serviços privados e públicos em nossa cidade. Aquele lado da cidade já conquistou o reconhecimento da iniciativa privada, falta que os governantes das 3 esferas de governo também reconheça-o como tal.

O governo federal com benfeitorias no aeroporto através da Infraero; o governo municipal através do Anel Viário e Hospital Distrital; e o governo estadual com equipamentos como delegacias, etc... Ainda há muito a ser explorado com a colaboração da iniciativa privada, como: transportes coletivos, bancos, cartórios, etc...

VLT Cariri é finalista em prêmio nacional de sustentabilidade

O Metrô do Cariri é um dos 10 finalistas do Prêmio GreenBest a partir de uma eleição promovida pela empresa Greenvana a qual reconhece empresas, instituições, projetos, produtos e serviços em seus setores que mais se destacaram no consumo ou em iniciativas sustentáveis. O empreendimento cearense está concorrendo no Grupo Inovação, Tecnologia e Infraestrutura, na Categoria Transportes. O metrô foi inaugurado em dezembro de 2009 para percorrer os 14 Km entre Juazeiro e Crato.

Haverá dois vencedores em cada categoria: um escolhido através de votação popular e outro por votação do júri oficial formado pela Academia GreenBest, composta por especialistas em cada tema. Os votos passaram a ser computados a partir do último dia 17 de janeiro no site www.greenbest.com.br e todos podem votar. Os vencedores receberão o troféu GreenBest e diploma em cerimônia de premiação a ser realizada em 17 de maio deste ano.

O Metrô do Cariri é o primeiro projeto do Governo do Ceará de requalificação do transporte ferroviário de passageiros no interior e é operado com Veículos Leves sobe Trilhos (VLTs), que estão ganhando o mundo como uma solução inteligente na área de transporte e de menor impacto ambiental. Os VLTs que operam no Cariri usam uma tecnologia local, visto que são fabricados pela Empresa Bom Sinal de Barbalha. A fabricação das composições estimulou a indústria ferroviária nacional, que não produzia novos trens desde a década de 1970.

Cerca de 1.200 pessoas são transportadas por dia, mas a capacidade é para cinco mil passageiros diários. O custo da passagem é de R$ 1,00 e existe a promessa de integração com os ônibus que fazem o transporte urbano para ampliar a quantidade de passageiros. Recentemente, o programa "Cidades e Soluções" da Globonews exibiu matéria mostrando este símbolo de modernidade na série especial sobre ferrovias. No Cariri são duas composições com tração diesel hidráulico mecânica, formadas por dois carros equipados com ar condicionado e capacidade para transportar 330 passageiros por cada composição.

|Fonte: Miséria

Até pouco tempo as atividades do Metrô eram tidas como deficitárias, achamos que este projeto ainda pode dar a volta por cima, e realmente ter sustentabilidade econômica. Para tanto é preciso executar algumas medidas já conhecidas: integração com ônibus, expansão até Barbalha e Missão Velha, e desenvolvimento de centros aglutinadores de pessoas potenciamente usuários do VLT Cariri (exemplos: Juazeiro Open Mall, Escola Técnica Profissionalizante, estação Aeroporto, e projetos para a antiga Usina Zé Bezerra,...)

Luta pela despoluição do Rio Salgadinho é intenção de Raimundão


O deputado federal eleito, Raimundo Macedo, prometeu lutar pela despoluição do Rio Salgadinho e vai tentar convencer a bancada do Nordeste a ajudá-lo nessa batalha. As justificativas são muitas, principalmente o fato da sua futura interligação com o Rio São Francisco. Ele lembra que, constantemente, políticas públicas para revitalização da bacia hidrográfica do Rio Salgado são debatidas por estudiosos, ambientalistas, órgãos públicos, e comunidade na intenção de consolidar programas e planos direcionados a essa finalidade, mas de concreto pouco foi feito.

Quando prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundão observa que ainda empreendeu esforços na direção de um melhor funcionamento do Frigorífico Industrial do Cariri para evitar contribuir com a poluição do Salgadinho. O anúncio da sua adesão à causa do Salgadinho foi feito na tarde de hoje e, nesta quinta-feira, o ex-prefeito participa de mais uma Missa do dia 20 em sufrágio da alma de Padre Cícero. Ele prometeu, também, um trabalho dedicado em prol da melhoria da infraestrutura do Cariri, principalmente no tocante ao incentivo da atividade turística.

Fonte: Miseria

Prometer é fácil, queremos ações que de fato venham a beneficiar toda a população da Bacia do Rio Salgado.

Recomendada rescisão de contrato de administração do aeroporto


O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE), através da Procuradoria da República em Juazeiro do Norte, recomendou ao Ministro da Defesa, Nelson Jobim, que promova a rescisão do convênio entre o Comando da Aeronáutica e o Governo do Estado do Ceará. De acordo com o documento, a administração, manutenção, operação e exploração do aeródromo de Juazeiro do Norte seria realizada pelo Estado, através do Departamento de Edificações, Rodovias e Transportes (DERT).

No entanto, segundo a Infrero, houve descumprimento das obrigações assumidas pelo Estado do Ceará no convênio, que foi assinado em 7 de dezembro de 2000. O descumprimento se deu notadamente quanto às obras relacionadas à pista de pousos e decolagens, as quais restringiram sua utilização e comprometeram o funcionamento do aeroporto. Além disso, metas estabelecidas como a promoção de condições de operacionalidade e segurança na infraestrutura de pavimentos foram apenas parcialmente realizadas.

Outros compromissos, como o de transferir, até 2004, a infraestrutura do aeroporto para a Infraero, após as melhorias a serem consumadas; promover a revitalização das pistas de pouso e de táxi; construir áreas industriais e ampliar o estacionamento de veículos não foram sequer realizados.

Em reunião na Procuradoria da República em Juazeiro do Norte, em 7 de dezembro de 2010, a Infraero informou que, caso seja designada a administrar o aeroporto, deverão ser realizados planejamento e investimentos de longo prazo. Salientou ainda que não teria interesse em continuar com a administração do Aeroporto caso não fossem cumpridas as obrigações pactuadas junto ao Estado do Ceará. Ainda segundo a empresa, o aeroporto não corresponderia ao padrão daqueles que administra, o que comprometeria seu funcionamento de imediato, visto que o Estado não dispõe de condições estruturais para gestão aeroportuária.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Ceará

Anunciada nova CEVEMA

Casa nova


A empresária Luziane Alencar afirmou que em fevereiro dará início à construção da nova filial da Cevema/Concessionária Fiat do Cariri. Com projeto arquitetônico do fortalezense João Almeida, as novas instalações da Cevema ficarão situadas na rodovia Padre Cicero e será dotada, segundo Luiziane, do que há de mais moderno e avançado em termos de lojas de veículos no Brasil.

Fonte: Marcos Peixoto

Já havíamos comentado a necessidade da concorrência entre concessionárias da mesma montadora, a exemplo da Honda no segmento de motocicletas. Ao  nosso entender a maior razão para a Cevema ter tido esta iniciativa se deve ao fato da marca Fiat ser sucesso de vendas, e a marca Cevema sucesso de reclamações, assim, sendo e pensando positivamente a empresa deseja mininizar falhas, ou simplesmente ocupar o mercado local e não deixar espaço para a exploração de um outro grupo.

Corrida bancária na RMC



O Banco do Brasil que já configura na RMC - Região Metropolitana do Cariri como a instituição com o maior número de agências deverá manter esta vantagem com folga após a abertura de mais duas agências (CEASA em Barbalha e outra no Bairro Pirajá) perfazendo um total de 12 agências nos 09 municípios constituintes.

A Caixa já anunciou com prazo previsto de funcionamento para o mês de Julho, constituindo numa homenagem ao centenário da nossa cidade a sua futura agência no Bairro Pirajá. A obra esta sendo edificada numa esquina de uma transversal com a Avenida Ailton Gomes, e de forma rápida ganha sua forma arquitetônica definitiva.

O Bradesco também entrou nesta corrida, além do projeto de abertura de uma agência na CEASA ao lado do Banco do Brasil, a instituição também faz estudos para novas agências em Juazeiro do Norte, onde já têm duas filiais no centro da cidade.

É comum nas grandes cidades a criação de corredores bancários, e o Bradesco deveria considerar a possibilidade da abertura de uma nova agência nas proximidades das futuras agências da Caixa e BB no Pirajá, facilitando o policiamento ostensivo naquela parte da cidade, dando mais segurança aos usuários nas imediações do local.

Embora se trate de uma cooperativa de crédito na RMC, a Unicred Cariri também deverá inaugurar suas novas instalações por ocasião do início das atividades do Juazeiro Open Mall com programação para Março de 2.011. Assim, a Unicred abrirá a exploração deste segmento na avenida Padre Cícero, que excetuando-se o Cariri Shopping não conta ainda com este tipo de serviço.

O Banco Itaú após o fechamento de sua agência em Juazeiro do Norte, deu a volta por cima, e além de voltar à se instalar em Juazeiro do Norte, abriu mais uma filial, esta em Crato.

Desta forma, as instituições financeiras citadas provam a forma econômica caririense, em especial de Juazeiro do Norte. Ainda há muito o que ser explorado neste segmento, o futuro Juazeiro Shopping e o Bairro Novo Juazeiro ainda carecem deste serviço, a Rua São Pedro (nas proximidades com o Mercado Theófilo Machado),a Avenida Padre Cícero (trecho Triâgulo-Divisa com o Crato) também, e assim por diante...

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

TV Verdes Mares e Federação Cearense de Futebol passam para trás times do interior


O Ferroviário tanto chiou sobre o valor da cota de TV que receberia da Federação Cearense de Futebol (FCF), para os jogos do Estadual 2011, que chegou a um acordo na tarde de ontem. Segundo Luiz Gonzaga Neto, presidente do clube, o valor acordado é “muito maior do que o oferecido anteriormente”. A cota não foi divulgada, mas o valor anterior, segundo o clube, seria de R$ 50 mil.

Fonte: O Povo

Os clubes cearenses diferentemente de outros estados, como por exemplo, SP e RJ, que promovem certames milionários com grande participação da televisão, vivem de rendas escassas: em geral bilheteria e ajudas governamentais.

A primeira ajuda citada (renda obtida com o público pagante) é profundamente prejudicada pela transmissão ao vivo das TV's Verdes Mares e Diário. Nos anos anteriores: clubes como Ceará e Fortaleza não permitiam a transmissão dos clássicos entre ambos, e as transmissões se limitavam a jogos destes clubes no interior, e nunca o contrário.

Lembramos não ao internauta, mas ao Sistema Verdes Mares, que a TV VerdesMares é uma rede constituída por 02 emissoras: TV Verdes Mares Fortaleza e Cariri, e que podem transmitir jogos diferentes, protegendo o público do interior, uma vez que o grupo não paga o suficiente para que as agremiações esportivas sejam ressarcidas dos seus investimentos.

Após exigências de Ceará, Fortaleza, chegou a vez do Ferroviário, e o Icasa vai deixar por isso???

COMEÇA INSTALAÇÃO DE TAXÍMETROS EM JUAZEIRO


O DEMUTRAN está trabalhando na instalação de taxímetros para referenciar o valor cobrado pelos carros de aluguel em Juazeiro do Norte. A utilização do equipamento vai ao encontro de uma antiga reivindicação da população, pois medirá de acordo com a distância e tempo gasto em determinado percurso.

Segundo o DEMUTRAN, 35 taxistas já fizeram aquisição do equipamento. A próxima etapa será a aferição através do INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial. Através de Decreto Lei, as tarifas serão fixadas para táxis convencionais e inclusivos em 4 tipos: bandeirada R$ 3,24; bandeira 1, R$ 2,00; bandeira 2, R$ 2,43 e a hora parada R$ 16,20.

A bandeira 2 - será usada das 22h00 as 06h00 e a partir das 14h00 dos sábados, domingos, feriados e em viagens para zona rural e intermunicipais, bem como, nas corridas iniciadas no aeroporto. Em Juazeiro, há 250 taxistas devidamente cadastrados junto ao DEMUTRAN.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública/DEMUTRAN

Numa analise crítica imparcial apontamos medidas como esta, além de redução da poluição visual (infelizmente aos poucos as placas estão retornando), retirada de ambulantes, e da ocupação de mesas por bares e lanchonetes, como acertadas

Rodovia Padre Cícero avança e Anel Viário de Juazeiro do Norte ainda em discussão


Em breve os mais diversos arrodeios utilizados como ligação entre Fortaleza e Juazeiro do Norte poderão ser substituídos pela Rodovia Padre Cícero, o principal trecho para o Cariri a CE-385 (trecho Caririaçu-BR-230) encontra-se com obras avançadas perfazendo em 15 de janeiro deste ano, segundo o DER-CE, com 86% dos trabalhos concluídos.

Outras obras complementares são igualmente importantes, exemplos:

1- CE-060 (trecho Granjeiro-CE-385): pavimentação asfáltica;
2- CE-288 (trecho Aurora-CE-385): pavimentação asfáltica;
3- Contorno de Caririaçu: construção de um desvio por fora do centro da referida cidade;
4- Anel Viário de Juazeiro do Norte/ Região Metropolitana do Cariri: Opções de tráfego a oeste (via Av. do Agricultor, Av. Lindalva Rodrigues, Av. João de Melo, futura Av. beira-rio, Av Paulo Maia até a Av. Padre Cícero - trecho Crato-Juazeiro) e a leste( interligação partindo da Vila 3 Marias até a Av. Manoel Coelho de Alencar)

Lembramos que com o incremento desta nova rota entre Fortaleza-RMC problemas crônicos deverão ser solucionados como os tradicionais engarrafamentos nas proximidades do Centro de Apoio aos Romeiros. Este novo " tronco" rodoviário precisará de ramificações para distribuir o tráfego de veículos leves e pesados para as mais diversas partes da cidade, como também cidades vizinhas - em especial: Crato e Barbalha.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Integração bimodal nos Transportes coletivos

Fala-se na região que as novas cores dos onibus da viametro que são cinza com verde ja faz parte do programa de integração futura com o metrô do cariri, sabemos que o metrô nao é de tanta serventia para nos caririenses, mais esperamos que com essa integração venha a melhorar o fluxo de passageiros e nos servindo de forma mais eficaz.

Fonte: Juametro

Achamos que começar pelo fato do projeto Metrô do cariri ter sido inaugurado inacabado poderia-se ter deixado por último a mudança nas cores nos veículos. Deve-se começar pelo que realmente interessa, neste caso, a possibilidade do uso integrado nos transportes coletivos da RMC.

Romeirão ganha cara nova

9/1/2011


Para cumprir com as exigências feitas pela CBF, estádio passou por obras de adequação para sediar jogos da Série B

Pronto para o ponta-pé inicial, assim encontra-se o Estádio Mauro Sampaio, mais conhecido como Romeirão. Fundado em 1970, o "Quarentão do Cariri" inicia a temporada modificado. Após o acesso do Icasa para a Série B do Brasileiro, em 2009, o Estádio teve de passar por uma reforma de adequação para cumprir com as exigências da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Ao todo, a Prefeitura de Juazeiro do Norte gastou no Romeirão, só no ano passado, o equivalente a R$ 565 mil. Entre as melhorias, encontram-se os novos vestiários para os clubes e arbitragem; entrada específica e acesso as arquibancadas para os portadores de deficiência física; bilheteria, entrada, saída e acomodações para a torcida visitante, além de algumas melhorias estruturais.

"O que está faltando diz respeito às partes das cabines de imprensa e das autoridades. No entanto, já existe um projeto feito pelo setor de infraestrutura da Prefeitura Municipal, no valor de R$ 195 mil, para a realização de tal obra. Eu acredito que ainda neste mês de janeiro já deverá sair à licitação e que em um prazo de 60 dias deverão começar os trabalhos", disse o secretário de Esporte e Juventude de Juazeiro, Aurélio Matias.
Ampliação

No último dia 22 de dezembro, a Câmara e o Senado Federal aprovaram o Orçamento Geral da União para 2011, o qual prevê a destinação de R$ 25 milhões para a reforma e ampliação do Estádio Mauro Sampaio. Como havia adiantado a reportagem do Diário do Nordeste, na edição do último dia 22, a Prefeitura de Juazeiro já possui um projeto, orçado no valor de R$ 30 milhões - o restante da verba seria destinada pelo Governo Estadual. O atual projeto prevê a ampliação da capacidade de 10 mil para 22.700 (pessoas sentadas), a construção de lojas, academia, um museu do futebol e a criação de um estacionamento. O Município tem o prazo de 90 dias para alterar ou criar um novo projeto que deverá ser apresentado para avaliação do Ministério dos Esportes.

Fonte: DN

Vergonha no centenário

Dois senhores que ocupam cargos tão importantes na nossa cidade não podem viver de duelos motivados por interesses pessoais em detrimento da coletividade.

O Dr. Santana pode ter pouca sorte, habilidade política (lê-se pagar pedágio para o legislativo), mas convenhamos: mesmo admitindo que ele esta aquém de todas as  expectativas no desempenho do cargo o presidente da câmara para o Juanews tem menos credibilidade que uma prostituta que faz ponto a noite na Rua São Pedro. Este último não é merecedouro de nenhum cargo político em Juazeiro e nem em qualquer outra cidade. Vamos bani-lo da política. Renovar é preciso!

Vice afastou-se de empresa, antes de assumir em Juazeiro


O jornal FOLHA DA MANHÃ teve acesso, ontem, à documentação em que o engenheiro Roberto Celestino ( P S B ) renunciou ao cargo de presidente do Conselho de Administração da Aliança de Ouro, em dezembro de 2008, antes de assumir a função de více-prefeito de Juazeiro do Norte. O empresário José de Ivo de Sá o sucedeu na presidência da empresa que é regida pela lei das Sociedades Anónimas. A empresa vendeu material de construção à Prefeitura e por esta razão os vereadores acataram denuncia do corretor de imóveis José Fernandes, para instauração de Comissão Especial Processante destinada a investigar a ocorrência ou não de favorecimento. Ontem, o vice-prefeito Roberto Celestino disse não haver irregularidades e que a denúncia, que surgiu no ano passado, foi agora requentada.

Fonte: Blog do Juaonline

O Sr. Roberto Celestino é um dirigente classista preocupado com melhorias para nossa cidade. É o maior defensor da mordenização e ampliação do Aeroporto da cidade, além de outras lutas. Infelizmente todo homem integro ao entrar na política tem todo seu curriculum dilacerado e seu nome jogado na lama, por isso os editores deste blog não se envolvem. Mas, aproveitamos o ensejo para manifestar solidariedade com todos homens de bem que lutam pelo engrandecimento de nossa cidade enfrentando várias adversidades.

Inaugurado Museu Paroquial Monsenhor Murilo


Padre Paulo Lemos terminou sua gestão à frente da Basílica de Nossa Senhora das Dores inaugurando o Museu Paroquial Monsenhor Murilo de Sá Barreto. Funciona no prédio onde foi durante muito tempo a Casa Paroquial e possui três setores: um destinado à Basílica, outro ao Padre Cícero e outro ao Monsenhor Murilo, além de uma lojinha para venda de suvenires e artigos religiosos.

Fonte: Juametro

Infraero aponta riscos no Aeroporto do Cariri



Os riscos relacionados à ocupação irregular da área que envolve o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, neste Município, foram debatidos, ontem, no I Seminário sobre Área de Segurança Aeroportuária (ASA), do Aeroporto Regional. Vários alertas foram feitos relacionados ao rápido processo de urbanização da área e, de acordo com a explanação do superintendente regional da Infraero, Fernando Nicácio, até um colégio está dentro da área considerada irregular. O alerta serve para coibir que novos empreendimentos sejam construídos no local e, mais tarde, o Aeroporto possa até ser interditado.

Os riscos começam a se apresentar e o superintende afirma que esse trabalho, por meio de esclarecimentos técnicos da portaria 1.141, que determina a zona de proteção do Aeroporto, chega em uma boa hora, por conta do acelerado processo de ocupação. Alguns imóveis chegaram a ser construídos na área de risco, de forma irregular, e outros, segundo ele, que não tantos, devem ser indenizados pela municipalidade no futuro.

Há áreas, inclusive, segundo Nicácio, já loteadas na área irregular. Ele deverá ter uma audiência com o prefeito de Juazeiro, Manoel Santana, para explicar todo o processo e até a possível condição para a ampliação do Aeroporto, para que não haja um comprometimento futuro.

Do seminário participaram os prefeitos do Crato, Samuel Araripe, a vice-prefeita de Barbalha, Betilde Correia, o vice-prefeito de Juazeiro, José Roberto Celestino, dentre outros administradores e secretários de infraestrutura, e do prefeito de Caririaçu, Edmilson Leite. Representantes do Ministério Público foram convidados, mas não compareceram.
Nicácio lamentou a ausência do prefeito de Juazeiro. Destacou a necessidade de ações que impeçam avanços de construções na área e que a população se concentre dentro da zona de ruído. Imagens da área foram apresentadas pelos técnicos, que mostram a realidade do processo de ocupação, que ainda poderá ser revertido sem problemas. Para Nicácio, a iniciativa tem que ser tomada com urgência.

O coordenador de Meio Ambiente da Infraero no Nordeste, Fernando Aoun, disse que é necessário fortalecer o processo de fiscalização na área, com a aplicabilidade da portaria. Destacou as responsabilidades dos órgãos ambientais e da municipalidade. A área de segurança estabelece o limite de 20km. Dentro dela, há critérios para construções de obstáculos que estabeleçam risco de acidentes, e isso inclui as edificações e também a fauna regional.

Manejo de Fauna

Segundo Aoun, será desenvolvido um Plano de Manejo de Fauna. Esse plano foi solicitado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para verificar a incidência da fauna nessa área. Até 2009, Juazeiro tinha nível crítico. "Há três anos estive no Aeroporto e agora fiquei admirado com o adensamento urbano e a ocupação irregular da área. Já têm casas debruçadas sobre a cerca do Aeroporto. Houve um crescimento alto". Com o Plano, serão estudadas alternativas de desocupação de animais.

O coordenador destacou a construção de uma vila de casas nas proximidades do Aeroporto, já dentro da área considerada irregular. Ele destacou a importância do seminário como forma de sensibilizar o poder público quanto ao processo de ocupação da área. Por conta disso, afirma que foram convidados os prefeitos das cidade mais próximas, como Barbalha, Crato, Abaiara, Caririaçu, Aurora.

Quanto à fauna, a principal preocupação, conforme Aoun, refere-se às aves, que causam problema às aeronaves por estarem dividindo o mesmo espaço. "Pode até causar um acidente de proporções inimagináveis".

O coordenador destacou que não fica inviável a construção de um novo terminal, mas a área está praticamente restrita para esse projeto. Quanto ao ruído, Aoun afirma que muitos moradores já ocupam espaço que excede esse limite. Dependendo do risco operacional, Aoun afirma que o Aeroporto pode até ser interditado.
Afirma que se chegou a esse problema pelo próprio desconhecimento da lei e omissão dos poderes públicos. Celestino alertou os construtores que busquem desenvolver suas obras dentro da legalidade. Ele disse que a audiência com o prefeito e a Infraero será decisiva no sentido de iniciar procedimentos administrativos para coibir a ocupação da área que envolve riscos.

Necessidade

"É preciso que as administrações públicas se sensibilizem com a ocupação irregular da área do aeroporto"

Fernando Aoun

Coordenador de Meio Ambiente no Nordeste da Infraero

MAIS INFORMAÇÕES
Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes/ Avenida Virgílio Távora, 4000
Bairro Aeroporto, Juazeiro do Norte/ (88) 3572.0700 / 3572. 2118

Fonte: Diário do Nordeste

JUAZEIRO PRODUZ 40% DA RIQUEZA DE TODO O CARIRI


"Juazeiro do Norte será um grande centro de civilização e fé e ponto de convergência do Nordeste brasileiro”. Juazeiro entra neste 2011, ano do seu centenário de emancipação política, confirmando esta profecia do Padre Cícero(foto), seu edificador e maior líder de todos os tempos. Além de maior centro do catolicismo popular na América Latina, atraindo 2,5 milhões de visitantes ao ano, Juazeiro chega ao centenário como maior centro econômico, político e cultural do Nordeste central do Brasil, ponto de convergência de populações da Paraíba, Pernambuco e Piauí, maior PIB do interior do Ceará e gerador de 40% de toda a riqueza da região do Cariri. É o crescimento fantástico da Cidade 100 do Brasil.

De acordo com o levantamento do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios brasileiros, período 2004 a 2008, divulgado recentemente pelo IBGE, na maioria dos estados do Norte e Nordeste, os cinco maiores municípios de cada Estado concentram mais da metade do PIB estadual. O Nordeste reproduz situação de concentração econômica nacional onde o conjunto das 27 capitais responde por 33% de toda a riqueza brasileira. Somente São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Manaus são responsáveis por quase 25% de tudo o que é produzido no País. São Paulo, 11,8%; Rio de Janeiro, 5,1%; Brasília, 3,9%; Curitiba, 1,4%; Belo Horizonte,1,4%; e Manaus, 1,3%. Todas as 10 primeiras capitais mantêm suas posições inalteradas no ranking do PIB nacional. Fortaleza continua em 9º lugar em relação às capitais, com PIB de R$ 28,350 bilhões, e em 15º sobre os demais municípios brasileiros. Seu PIB teve um acréscimo de 60% sobre os R$ 17.623 bilhões registrados mm 2004 indicando que o Estado ainda tem forte dependência econômica da capital. Levantamento do IBGE mostra, no entanto, que a participação da riqueza gerada por Fortaleza no Estado caiu um pouco, o que demonstra tímida descentralização do crescimento econômico no Ceará. Desempenho da Capital, comparado com o de outras quatro cidades de maior PIB (Maracanaú, Juazeiro do Norte, Caucaia e Sobral), revela que a concentração ainda é muito alta, 61,8%, a segunda maior do Nordeste, atrás apenas dos 63,2% dos cinco principais municípios de Alagoas. Já a Bahia apresenta a mais baixa centralização do desenvolvimento econômico com 47,4%. Segundo o IBGE, o PIB de Juazeiro do Norte subiu 157%, entre 2004 e 2008. Foi um salto impressionante, de R$ 770 milhões para R$ 1.986.996 bilhão, apresentando o segundo maior crescimento entre os municípios do Ceará. Com isso, Juazeiro subiu duas colocações no ranking cearense, ultrapassando Caucaia (R$ 1,952 bilhão) e Sobral (R$ 1,702 bilhão). Juazeiro tem agora o maior PIB do interior cearense, já que o segundo maior PIB entre os municípios é de Maracanaú, que fica na Região Metropolitana de Fortaleza, com R$ 3,121 bilhões de bens produzidos. Do total de R$ 4.881.789 bilhões do PIB de todo o Cariri, 40% são da responsabilidade do Juazeiro, maior e mais importante centro urbano, social, comercial, industrial, político, universitário, cultural, artístico e desportivo da região sul do Ceará.Mas, ao contrário do que andou avaliando a economista do Ipece, Eloísa Bezerra, reproduzindo visão distorcida do Governo do Ceará que teima em não reconhecer a importância de Juazeiro do Norte, o crescimento extraordinário do PIB do Juazeiro não representa a força econômica do triângulo caririense hoje chamado JUABC(Juazeiro-Barbalha-Crato), porém a força econômica do Juazeiro, isoladamente, hoje a principal cidade do Nordeste central do Brasil, com influência que transborda o Cariri e alcança mais de 34 municípios da Paraíba, Pernambuco e Piauí, com mais de 1 milhão de habitantes. E Juazeiro lidera o Cariri com essa notável performance, sem apoio, sem investimentos, sem estímulos, sem concessões e sem favores do Governo do Ceará que, na região, só tem olhos para Crato e Barbalha. Muito pelo contrário, lamentavelmente, o Governo do Ceará tem a maior dificuldade em aceitar o fantástico crescimento do Juazeiro, acima da média nacional, hoje o terceiro mais importante pólo industrial calçadista do Brasil e o principal do Norte e Nordeste, além de mais dinâmico centro da industria da construção civil do interior do Nordeste e de comércio pujante atraindo grandes investidores nacionais e estrangeiros, sobretudo nos setores de shoppings e supermercados. Por isso, se o Governo do Ceará quiser enxergar Juazeiro melhor e garantir tratamento decente e respeitoso ao seu povo trabalhador e progressista, o que não tem feito, basta conferir os números do IBGE: enquanto o PIB do Juazeiro, principal cidade do Cariri, quase triplicou, passando de R$ 770 milhões para quase R$ 2 bilhões(1.952 bilhão),o de Crato, segunda maior cidade da região, passou de R$ 343 642 milhões para 644.522 milhões, e de Barbalha, terceira maior da região, de R$ 204.980 milhões para R$ 290.183 milhões. Enquanto as economias de Crato e Barbalha são muito dependentes da administração pública, sobretudo do Estado, a de Juazeiro cresce e se desenvolve graças ao seu invejável empreendedorismo privado, criativo e ousado na indústria, no comércio e nos serviços, tornando-se além de centro de convergência, centro de referência para as demais cidades do Cariri e para cidades de Estados vizinhos. Como os próprios números do IBGE revelam, Juazeiro concentra 40% de toda a riqueza do Cariri e produz 65% da riqueza do JUABC, o que consolida de vez a posição do Juazeiro como cidade líder, cidade pólo, cidade central, cidade metrópole, cidade cabeça da Região Metropolitana do Juazeiro e não do Cariri como quer estúpida e maldosamente o governador Cid Gomes somente para prejudicar Juazeiro na escala de prioridades dos investimentos federais. Apesar de todas as adversidades durante esses 100 anos de emancipação política, que serão celebrados neste 2011, Juazeiro tem fortes motivos para orgulho do seu povo sob a liderança incontestável e permanente do Padre Cícero cujo verdadeiro milagre é este: o pequeno e pobre arraial que ele encontrou em 1872 transformado no que é hoje, Capital do Cariri, maior PIB do interior do Ceará, principal cidade do Nordeste central e Cidade 100 do Brasil. Parabéns, Juazeiro!

Fonte: Juanorte


RELAÇÃO DO PIB DAS 32 CIDADES DO CARIRI


Cidades - PIB em Milhões de R$

Estudo Juanorte - Fonte: IBGE
Ranking Cidade PIB em Milhões de R$

1º. JUAZEIRO DO NORTE 1.986.996

2º Crato 644.522

3º Barbalha 290.183

4º Brejo Santo 162.487

5º Mauriti 156.055

6º Várzea Alegre 124.647

7º Missão Velha 115.823

8º Lavras da Mangabeira 95.926

9º Campos Sales 88.378

10º Milagres 87.199

11º Jardim 83.155

12º Araripe 82.297

13º Aurora 81.588

14º Cedro 81.333

15º Salitre 81.291

16º Caririaçu 78.403

17º Barro 73.381

18º Assaré 68.775

19º Farias Brito 59.479

20º Santana do Cariri 57.481

21º Cariús 52.237

22º Porteiras 48.560

23º Nova Olinda 46.092

24º Ipaumirim 40.390

25º Potengi 31.658

26º Abaiara 29.217

27º Jati 25.913

28º Tarrafas 25.021

29º Antonina do Norte 23.982

30º Baixio 21.199

31º Altaneira 19.619

32º Granjeiro 18.502

TOTAL CARIRI 4.881.789

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Governo federal libera recursos para Macrodrenagem


O Governo Federal confirmou essa semana a liberação de recursos da ordem de R$ 14.249.268,00 (Catorze Milhões, Duzentos e Quarenta e Nove Mil, Duzentos e Sessenta e Oito Reais) para as obras de Macrodrenagem. Esse montante é a primeira parte de um total de R$ 30 milhões.
Para o prefeito Santana “essa liberação é mais uma prova dos esforços da administração em viabilizar projetos estruturantes que irão mudar para melhor o perfil urbano da cidade”.

Lembrando que há décadas essa obra foi prometida por prefeitos e políticos do passado, e nunca moveram um centavo para que esse beneficio fosse liberado, com o empenho desse dinheiro cabe a prefeitura de Juazeiro do Norte acompanhado pela Caixa Econômica Federal, realizar a licitação e dar início as obras.

A liberação desses recursos se dá por conta do empenho do deputado federal José Guimarães desde o acatamento da reivindicação e acompanhamento junto ao Ministério das Cidades. “Se os prefeitos não correrem atrás dos recursos eles não virão sozinhos” afirmou o prefeito em entrevista.

O deputado Guimarães, coordenador da bancada cearense, foi o responsável pela inclusão de Juazeiro no PAC 1 (Programa de Aceleração do Crescimento). Em todo o país foram apenas 32 cidades contempladas com esse projeto e no Ceará apenas duas, Fortaleza e Juazeiro. O Governador Cid Gomes foi outro apoiador deste projeto, quando participou de várias reuniões com Dr. Santana e Guimarães.

No projeto, constam ações para construção de galerias, canais, travessias (pontilhões – construção, recuperação e ampliação), urbanização e preservação de áreas verdes. Os pontilhões serão executados nas Avenidas Carlos Cruz e Virgílio Távora e nas ruas Rui Barbosa, Vereador Antonio Brás e Madre Nely Sobreira.

Com a macrodrenagem será finalmente concluída a Avenida José Bezerra que liga a Av. Virgílio Távora a Av. Castelo Branco. Esta será mais uma artéria que ajudará a desafogar o tráfego de veículos nas ruas São Paulo, São Pedro e Padre Cícero. A Av. José Bezerra corta os bairros Fátima, Pio XII, Franciscanos, Timbaúbas e Limoeiro.

Fonte: Veja Juazeiro

Dez cancelas do Metrô do Cariri serão automatizadas


A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – Metrofor vai automatizar dez cancelas em passagens de nível do Metrô do Cariri. O serviço vai permitir que a cancela seja acionada diretamente pelo maquinista. A licitação para a realização do trabalho foi concluída. O serviço deve ser realizado em um prazo de 90 dias a partir da assinatura da ordem de serviço. A medida vai garantir mais segurança aos passageiros e evitar colisões entre veículos e os trens.

Seis passagens de nível localizadas em Juazeiro do Norte e por onde passa um grande fluxo de veículos vão ganhar antes do serviço de automatização cancelas instaladas pela própria Companhia. São elas: José Marrocos, São Pedro, São Paulo, Pio IX, São Bento e São Benedito.

Nas passagens de nível da rua Monsenhor Esmeraldo, próxima à Estação de Juazeiro; da rua Santa Luzia, próxima à Estação de Fátima; e da rua Chiquinha Macedo, no Crato; já existem cancelas. Será realizado o serviço de automatização pela empresa contratada. A nova passagem de nível ainda está sendo definida.

O Metrô do Cariri é operado com veículos leves sobre trilhos e interliga as cidades de Crato e Juazeiro do Norte ao longo de 13,6 quilômetros. O serviço opera hoje com oito estações, sendo 5 em Juazeiro e 3 no Crato São José, Muriti e Padre Cícero) e estão sendo transportadas em média 1.200 pessoas. Em 2011, será construída a Estação Escola, em Juazeiro do Norte, que ficará próxima da região de Antonio Vieira – São José.

O Metrô do Cariri opera de segunda a sexta-feira, de 6 horas às 19 horas, fazendo um total de 42 viagens/dia. No sábado, ele funciona de 6 horas às 14 horas, com 30 viagens. O percurso Juazeiro do Norte a Crato leva cerca de 40 minutos.
Fonte:Vejajuazeiro

Primeiros passos estao sendo dados.....


O site do mais novo shopping de Juazeiro doNorte ja esta no ar, la se encontra todos os dados do empreendimento denominado Juazeiro Shopping center que sera composto por 109 lojas mais de 500 vagas de estacionamento,duas torres que abrigaram um hotel e um predio comercial e a cidade metropole que marca seu nome no mundo dos malls.... shoppingjuazeiro.net

Fonte: Juametro

Cariri Shopping já inicia expansão


Empreendimento em Juazeiro pretende se tornar o maior shopping center das cidades do interior do Nordeste

O bom desempenho do varejo em 2010 tem resultado em investimentos no interior do Estado. Em Juazeiro do Norte, já estão prestes a começar as obras de expansão do Cariri Shopping. Com investimento de R$50 milhões, o empreendimento pretende se tornar o maior shopping do interior do Nordeste, passando de 74 para 193 lojas, com 5 âncoras, 11 megalojas, 1 hipermercado, Parque Infantil e 4 salas de cinema.
Já a área total construída será duplicada, chegando a mais de 42 mil metros quadrados, com ABL de 24.236 m².

A expectativa é que as obras de expansão gerem 1300 postos de trabalho direto e indireto na fase execução das obras.

Com a conclusão da ampliação à estimativa é que sejam gerados 900 postos de trabalho com carteira assinada e mais de 2 mil empregos indiretos.
"Desde o lançamento até agora, o projeto de expansão do Cariri Shopping passou por várias etapas. Na última delas, Focamos na comercialização das lojas. Nesta segunda-feira dia 03 daremos inicio, efetivamente, as obras", detalha Paulo Teixeira, superintendente do shopping.
"Muitas cidades de menor porte no Brasil subiram de patamar de consumo nos últimos anos, mas ainda não foram atendidas por um varejo compatível com a nova demanda.
Por isso, todos os nossos projetos atuais são em cidades do interior ou em capitais com perfil de cidade média, ou seja, os mercados emergentes", destaca Adriana Gribel, diretora da Tenco Realy, empresa que administra o empreendimento.

Com o Natal

O Cariri Shopping está fechando os números das vendas de Natal de 2010. Mas mesmo com os dados preliminares a administração já sabe que o volume de vendas foi recorde para o período. "Foi o melhor Natal da história do Cariri Shopping.

Temos muito a comemorar, principalmente agora que começaremos nossa obra de expansão, já que hoje é uma necessidade real que vem resolver definitivamente uma evidente demanda reprimida", analisa Paulo Teixeira, superintendente do centro de compras.

Fonte: Juametro

Quimami - A bola da vez

Com a criação da RMC - Região Metropolitana do Cariri em 2.009 o Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades idealizou vários projetos para diversas localidades dos municípios envolvidos.

Após o destaque a Juazeiro do Norte, Crato, e Barbalha - Triângulo Crajubar para uns, JuaBC para outros; observamos no município de Missão Velha as melhores oportunidades de investimentos públicos e privados de grande porte.

As duas principais obras que credenciam Missão Velha para este fim, são: a Transposição das Águas do Rio São Francisco e Ferrovia Transnordestina.

Com a fartura de recursos hídricos, o apoio logístico de uma ferrovia, e a proximidade ao Aeroporto de Juazeiro do Norte Missão Velha - mais precisamente o Distrito de Quimami - onde fica localizado o Marco Zero da Ferrovia Transnordestina é atualmente o berço de outros novos projetos, destacando-se o Distrito Industrial do Cariri e o Porto Seco - com um Terminal de Cargas

Leiam o texto abaixo extraído do site wikipedia:

Obras estruturantes

O município de Missão Velha integra a Região Metropolitana do Cariri, atualmente composta por nove municípios com destaque para Juazeiro do Norte. Estas duas cidades se comunicam apenas por via férrea e estradas carroçais. Há uma grande perspectiva de desenvolvimento com a construção da Ferrovia Trasnordestina e a Transposição das Águas do Rio São Francisco via Bacia do Rio Salgado. O Aeroporto Regional do Cariri é um importante equipamento localizado a leste do município de Juazeiro, possui acesso asfaltado até a sede deste município e luta-se atualmente por seu prolongamento em direção à cidade de Missão Velha, que permitiria um acesso rápido entre as duas cidades, alavancando o crescimento da área entre os dois municípios. O local também têm estudos favoráveis para a implantação de um Distrito Industrial, baseado na infra-estrutura disponível e em implantação. O Metrô do Cariri, obra inaugurada entre as estações Crato e Fátima, em Juazeiro do Norte, também pode ser prorrogado, aproveitando-se o leito natural do ramal ferroviário entre Juazeiro e Missão Velha, beneficiando localidades intermediárias, como: Pedrinhas, Sabiá, Arraial, etc… Por todos estes motivos Missão Velha precisa aproveitar o diminuto espaço territorial do município polo da região, Juazeiro do Norte, para crescer por contiguidade, a exemplo de Crato e Barbalha, cidades conurbadas com Juazeiro.

Por tudo isso achamos que a localidade de Quimami será a bola da vez no desenvolvimento da RMC, anotem e guardem pois o local poderá ser conhecido posteriormente assim como a Pajuçara em Maracanaú.

Missão Velha - novo vetor de crescimento e desenvolvimento



- Novidade na conurbação Crajubar. O IBGE constatou uma nova rota de crescimento populacional em Juazeiro do Norte no sentido leste, ou seja, em direção ao município de Missão Velha. Mais precisamente na região onde, tempos atrás, só existia o aeroporto e pequenos sítios. Naquela área já surgiram novos bairros conhecidos por Betolândia, Vila São Francisco e Vila Nova

Fonte: Blog do Crato

Privatização de equipamentos públicos em Juazeiro


Caiu a ficha

O prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana (PT), resolveu enfrentar com coragem a impopularidade que adquiriu nos dois primeiros anos do “Governo da Revolução Democrática” (Sic). Sabendo que máquina estatal funciona, quase sempre, de forma ineficiente, Santana privatizou alguns segmentos da Prefeitura. E, aos poucos, a população juazeirense constatou que a “privatização” não é o “cão que pintavam” antigos “companheiros”. É o caso dos mercados de Juazeiro, cuja administração foi entregue à iniciativa privada. Estes foram recuperados e hoje se apresentam limpos e com melhor funcionamento. Até a Praça Padre Cícero – graças a um convênio feito com a iniciativa privada em 2009 – está limpa, com jardins bem conservados e uma iluminação natalina belíssima.

Fonte: Blog do Crato

Achamos que a decisão é acertada na maioria dos casos: mercados e rodoviária. Já o terminal da Rua São Francisco perdeu lugares de assentos e até mesmo o próprio espaço para oa usuários aguardarem seus ônibus para pequenos pontos comerciais, descaracterizando totalmente o terminal da sua principal finalidade: dar conforto ao usuário. Achamos que neste caso especifício o contrato deverá ser revisto.

sábado, 1 de janeiro de 2011

Juazeiro é o 3º maior PIB do Ceará

O PIB de Juazeiro do Norte subiu 157%, entre 2004 e 2008. Saltou de R$ 770 milhões para R$ 1,986 bilhão. Foi o segundo maior crescimento entre os municípios do Estado no período, o que lhe propiciou duas colocações acima no ranking cearense, ultrapassando Caucaia (R$ 1,952 bilhão) e Sobral (R$ 1,702 bilhão). Em 2º lugar, atrás apenas de Fortaleza, continuou Maracanaú, com R$ 3,121 bilhões de bens produzidos. Para a economista do Ipece, Eloísa Bezerra, a importância do triângulo Crajubar (Crato-Juazeiro-Barbalha) no Cariri para as demais cidades próximas tem ajudado no fortalecimento do PIB daquela região.




 "É a Região Metropolitana do Cariri que vai se consolidando. Grandes lojas estão chegando por lá, shopping e outros investimentos. O setor de serviços e, sobretudo, o comércio também pujantes. É um polo que influencia e transborda, inclusive, para outros municípios de estados vizinhos", comentou a especialista.

Fonte: Diário do Nordeste - via Juaonline

Projeto Romeirão


 
Orçamento da União de 2011 prevê R$ 25 milhões para a reforma e ampliação do Estádio Mauro Sampaio

Câmara e Senado Federal votam hoje o Orçamento Geral da União para o ano de 2011. Entre outras prioridades, encontra-se em questão o futuro do Estádio Mauro Sampaio, o Romeirão. Dos R$ 1,5 bilhões que estão previstos para o Ceará, R$ 25 milhões serão destinados para a reforma e ampliação do Estádio, localizado no município de Juazeiro do Norte.

De acordo com o secretário de Esporte daquele município, Aurélio Matias, no início deste mês, ele e o prefeito Manoel Santana estiveram reunidos com a bancada cearense, em Brasília, para apresentar a solicitação de R$ 30 milhões para a reforma do Estádio. "Caso seja aprovada, essa verba será de grande valia para a gente", ponderou o secretário, que ainda aposta em uma parceria com o Governo do Estado para a viabilização do restante da verba. "O governador Cid Gomes se comprometeu publicamente quando afirmou que, caso a Infraero assuma o aeroporto regional, ele iria fazer um novo Romeirão. Então, nós contamos com as duas coisas: a emenda da bancada e o apoio do Governador", disse Matias.

Segundo o secretário, a Prefeitura de Juazeiro fará um novo estudo técnico, em janeiro de 2011, para definir qual a melhor alternativa: reformar e ampliar o Romeirão ou construir um novo estádio. "Se o estudo provar que um novo Estádio sairá mais barato e se o Governo do Estado se comprometer em construí-lo, é claro que nós acataremos. Já temos inclusive o terreno para a construção", explicou Matias.

A respeito de prazos, o secretário ressaltou a promessa do Governador de que até 2014 a Região caririense contaria com um estádio moderno.

Verba municipal

A Prefeitura de Juazeiro do Norte investiu, em 2010, no Romeirão, o equivalente a R$ 565 mil em obras de adequação para as disputas da Série B - devido a participação do Icasa na Segundona Nacional.

De acordo com Matias, ainda está previsto para o início de 2011 o gasto de mais R$ 195 mil na ampliação das cabines de imprensa e autoridades.

ÍKARA FERREIRA
REPÓRTER

Fonte: DN

Bairro do Horto: favelização iminente



Há algum tempo quem olhava para a Serra do Horto via apenas uma rua chamada popularmente de Rua do Horto ou Rua do Caminho do Horto. Era uma única rua que começava depois da Areia Grossa (hoje Avenida Lindalva Fernandes) e terminava no início da subida do Monumento do Padre Cícero. Mas isso era antes, pois agora o cenário é completamente diferente, como mostra a foto acima. O local cresceu muito em urbanização e foi transformado em Bairro do Horto. Mas infelizmente já é possível constatar que o processo de urbanização avança de forma descontrolada, e assim corre o riso de favelização e o mais grave: como as casas são construídas em terreno íngreme poderá haver em época invernosa o risco de desabamento, idêntico ao que ocorre todo ano em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e outras cidades onde têm casas construídas em morro. Está no tempo, portanto, de se pensar num planejamento para aquela área tão bonita e tão histórica de Juazeiro.

Fonte: Juaonline

Ato pela criação do Estado do Cariri



Os reclamos incessantes da população do Sul do Ceará referentes ao desenvolvimento socioeconômico e atenção política devem ser materializados na luta em prol da criação do Estado do Cariri. 

Na Assembléia Nacional Constituinte de 1987, o Deputado Federal cearense Furtado Leite apresentou emenda à Comissão de Organização do Estado propondo a criação do Estado do Cariri, "com desmembramento da área do Estado do Ceará abrangida pelos Municípios de Iguatu, Solonópole, Carius, Jucás, Saboeiro, Aiuaba, Antonina do Norte, Campos Sales, Assaré, Altaneira, Potengi, Araripe, Nova Olinda, Farias Brito, Crato, Juazeiro do Norte, Caririaçu, Grangeiro, Várzea Alegre, Lavras da Mangabeira, Cedro, Icó, Umari, Baixio, Ipaumirim, Aurora, Barro, Missão Velha, Milagres, Abaiara, Mauriti, Brejo Santo, Jati, Porteiras, Penaforte, Jardim, Barbalha, Santana do Cariri, Parambu, Catarina, Acopiara, Orós e Tauá (...)"¹.

Em verdade, podemos afirmar que tal propositura tem sólido amparo no potencial histórico, cultural e econômico da região. "Já em 16 de agosto de 1839 o Senador José Martiniano de Alencar entrou com pedido de criação do Estado do Cariri, no Senado do Império (...). Depois, o Deputado Estadual Wilson Roriz, em 1957, entrou na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará com um projeto pedindo a autorização de um plebiscito sobre a criação do Estado do Cariri, tendo sido rejeitado."²

O Ceará é um estado que, na prática do poder central, caracteriza-se pela apartação que vitima o Cariri na desatenção a suas crescentes demandas culturais, econômicas e sociais, além de vergonhoso desprestígio e ou cooptação política de suas lideranças.

Começamos, então, ou melhor dizendo, recomeçamos a gloriosa luta em defesa da criação do Estado do Cariri. Pretendemos congregar o povo, seus historiadores, estudiosos da geopolítca e antropologia, sociólogos, artistas de todas as linguagens, intelectuais, mestres da tradição popular, repórteres, radialistas, jornalistas, religiosos de todas as crenças, políticos das diversas correntes ideológicas. Necessitamos conquistar a independência, no sentido de libertar o Sul do Estado "da escravidão tributária"³ e promover o bem-estar da população e o desenvolvimento socioeconômico.

Este "blogue" terá a missão de articular e documentar opiniões e ações que convirjam e contribuam com o glorioso ideal separatista. Não se trata de uma luta do sertão contra o mar, mas do desejo de ver distribuídas e respeitadas as condições de existência digna, liberdade e justiça social. A separação é a única alternativa restante à salvação do Cariri! Por isso, desde agora alertamos a população caririesne para priorizar a eleição de representantes comunitários e sindicais, líderes de clubes de serviço, vereadores, prefeitos, deputados, senadores... que tenham compromisso em atuar nas fileiras que defendem a urgente criação do ESTADO DO CARIRI.

Estamos articulando o ATO EM DEFESA DO ESTADO DO CARIRI, a ser realizado no dia 3 de maio, aniversário da Proclamação da República no Cariri (ocorrida no Crato em 1817), que terá a participação de todas as cidades envolvidas na luta dos dias de hoje. O local, horário e modo de operação serão previamente divulgados. Os interessados em contribuir positivamente na discussão podem inicialmente enviar mensagem para o endereço eletrônico do professor e dramaturgo cratense Cacá Araújo (cacaraujo66@yahoo.com.br), e, posteriormente, integrar grupo de discussão virtual e de autores do nosso "blogue".

Atenciosamente,
Prof. Cacá Araújo

Fonte: Blog do Crato

Centro de Juazeiro carece de projetos revitalizantes que coibam esvaziamento


Restrição à construção de edifícios poderá esvaziar centro de Juazeiro (título cujo Juanews não concorda)

Centro de Juazeiro do Norte começa a perder investimentos destinados à construção de edifícios mais altos e modernos,devido à limitação imposta pelo PDDU (Plano Direto de Desenvolvimento Urbano) que autoriza apenas edificações com até 4 andares, revelou ontem o empresário Gilberto Sobreira, ao ser informado desta restrição pela Prefeitura,quando tentava aprovar a liberação de uma planta residencial com 11 pavimentos.

O empresário Gilberto Sobreira lamenta que posturas desta natureza estejam atrasando o desenvolvimento da cidade e disse ter feito apelo ao prefeito Manoel Santana (PT) para que o mesmo reveja e corrija o equívoco que começou na segunda administração do ex-prefeito Manoel Salviano (PSDB).

Sem a construção de edifícios residenciais,o centro de Juazeiro do Norte tende a perder condições de espaço misto e esvaziar-se à noite, permitindo a ação de vândalos e criminosos, a exemplo de capitais nordestinas como Fortaleza.

A restrição que barrou a implantação de edifícios mais altos no centro,nos últimos 20 anos, favoreceu grupos que detêm a posse de áreas em bairros como Lagoa Seca,Planalto e Triângulo, onde a indústria da construção civil pode se expandir livremente.

Fonte: Jornal da Manhã via Miséria

Achamos que o assunto merece cautela com relação ás suas críticas e pesquisar os reais motivos técnicos. A parte central de Juazeiro do Norte é antiga, constituída de ruas estreitas e de fluxo de veículos saturados. A verticalização impõe necessidades como infraestrutura urbana, prédios altos não irão reverter a marginalização dos bairros centrais, uma vez que as pessoas se isolam em seus respectivos condomínios. No tocante a ocupação mista, os atuais móveis residenciais do centro do tipo casa podem manter a ocupação à noite, e tentar manter velhos hábitos como rodas de cadeiras nas calçadas - apesar de reconhecermos que nossas calçadas são estreitas e dificultam esta tradição.

A construção de aranha-céus implica desde barreiras para correntes de vento - verdadeiros paredões capazes de criar temperaturas extremas na área central da cidade até a multiplicação dos  enúmeros problemas no nosso tráfego caótico.

Ficou para de 2.011 para frente

Infraero incorpora aeroporto regional do Cariri ainda este ano
O Aeroporto Regional do Cariri Orlando Bezerra de Menezes será incorporado ainda este ano pela INFRAERO (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). A informação foi confirmada pelo Vice-prefeito de Juazeiro, Dr. José Roberto Barreto Celestino. Ontem à tarde ele participou de importante reunião, quando representou o município, em audiência com o Ministro da Defesa, Nelson Jobim. A audiência foi intermediada pelo deputado federal José Nobre Guimarães. Também participaram o deputado federal e senador eleito, José Pimentel e o Procurador Geral do Ceará, José Leite Juca Filho, que representou o Governador Cid Gomes.
Segundo o vice-prefeito, com essa ação que pede urgência para se concretizar até o dia 31 deste mês, a INFRAERO iniciará as obras de instalação dos MOP's - Módulos Operacionais de Embarque e Desembarque -. “Para isso ocorrer o Governador Cid Gomes e o Ministro da Defesa irão assinar até o final deste mês um ato, através do qual o Estado abre mão de continuar gerenciando o Aeroporto, passando então para o Comando da Aeronáutica, que por sua vez fará a outorga para INFRAERO”, explicou Dr. José Roberto.
Outra boa notícia é que isso acontecendo dentro deste prazo limite será possível ainda este ano, fazer empenho da Emenda da Bancada Federal do Ceará da ordem de R$ 26,5 milhões para melhorias e ampliação do Aeroporto (pista e terminal de passageiros).

José Roberto Celestino tão logo a reunião foi concluída compartilhou a informação com o Prefeito Dr. Santana, que se encontra no Rio de Janeiro. O vice-prefeito lembra ainda, que a boa receptividade do Ministro Jobim ocorreu coincidentemente com a vinda do Presidente Lula ao Cariri, quando o Prefeito Dr. Santana entregou um documento pedindo a outorga do Aeroporto para INFRAERO. O vice-prefeito também reconhece a mobilização dos segmentos de classe juazeirenses como primordial nesta conquista.

O Ministro Nelson Jobim entregou ao Dr. José Roberto um relatório da Secretaria de Aviação Civil com números significativos que mostram a importância do Aeroporto Orlando Bezerra não apenas no contexto regional, mas também interestadual já que atende aos municípios nas dividas com os estados do Pernambuco, Piauí e Paraíba.

Fonte: Secretaria de Infraestrutura


Não somente não podemos dormir no ponto, como não podemos deixar que outras autoridades envolvidas também durmam. A campanha Aeroporto Já, foi um sucesso, só não foi maior por que não fizeram um mutirão para construir um novo terminal em um final de semana.

Situações inusitadas

PREFEITURA REALIZA COMEMORAÇÃO DE NATAL NO CAMPO ALEGRE 


O Governo Municipal, através da Fundação da Criança e do Adolescente (FUNJU), realizou na tarde desta terça-feira, 28, confraternização de Natal com moradores do bairro Campo Alegre. O evento reuniu muitas famílias, que receberam cestas básicas e brindes. Já as crianças foram contempladas com a presença do Papai Noel, que entregou presentes e chocolates. A equipe de funcionários da Secretaria de Assistência Social, coordenada pela presidente da FUNJU, Cristiane Pereira, prepararam a festa e recepcionaram os populares.

O prefeito Dr. Santana compareceu a este momento e foi recebido com carinho pelos moradores, assim como, vereadores, subprefeitos, articuladores. Dr. Santana também fez a entrega de cestas básicas. Em sua fala, reafirmou  compromisso com os moradores do Campo Alegre, prometendo mais melhorias para a comunidade. “Tenho trabalhado para que todos tenham uma vida com mais dignidade”, disse ele. Para tanto, basta conferir a construção, em andamento, do posto de saúde (PSF). E informou que tem buscado recursos para fazer o calçamento e asfaltamento das ruas do bairro, como também, está previsto a construção de 600 casas, beneficiando os menos favorecidos, com moradia digna e, através da obra, garantir emprego para os pais e mães de famílias.

Fonte: Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (SEASTC)

OBS: A poucos dias anunciamos que o Bairro Campo Alegre foi considerado por ocasião do Censo 2.010 realizado pelo IBGE como parte do território barbalhense. Será correto anunciar tantos investimentos neste local em litígio? Ou as realizações deveriam ser de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Barbalha? 


ASFALTAMENTO NO ACESSO A VILA SÃO GONÇALO

Em recente entrevista concedida ao Juanews: 


O prefeito de Juazeiro afirmou que o asfaltamento até a Vila São Gonçalo seria iniciado ainda no mês de dezembro. Pergunta-se: Por onde começou? E em que altura já se encontra?


Adendo: A Vila São Gonçalo localiza-se na região leste do município, nas proximidades do Município de Missão Velha. Após esta vila ainda em direção ao leste há um distrito de nome Quimami, marco zero da Ferrovia Transnordestina, local da provável instalação do Distrito Industrial do Cariri e do Porto Seco. Estudos técnicos apontam a necessidade de um acesso asfaltado destes dois equipamentos a nossa cidade. Fica a sugestão: Tornar a estrada uma rodovia estadual - CE-292- ligando a Vila 3 Maria ao Quimami via São Gonçalo. O nome do então futuro Secretário Estadual das Cidades, Camilo Santana, poderia facilitar esta iniciativa apoiado por emendas parlamentares no congresso nacional apoiada por Guimarães, Raimundão, Salviano e Arnon. Exaltar a todos, uns negativamente e outros positivamente, é um modo de fazer política obsoleto e reprovável. Estamos aguardando...