quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Interatividade - Participação dos colaboradores


1 - Atuação da SR Empreendimentos




Como usuário e cidadão, venho por intermédio deste, solicitar dados das reformas dos empreendimentos da Silvio Rui na cidade de Juazeiro do Norte. Dada a concessão de mercados públicos e rodoviária, foram anunciadas reformas, mas nada vejo online, além de um site em construção, então, para informar a população e ajuda-los com a publicidade das vossas intervenções e planejamentos, pois sendo de carater público por meio de outdoors, e mesmo que não o fosse, sendo de uso público, acho de vital importância a publicação de fotos e dos vossos planos, e deixo claro que os dados seram tornados públicos através de blog de notícias, e estas provavelmente seram utilizadas por outros que tenham acesso, mesmo outros sites de notícias.

Fel. a. cruz

Nota editorial:

Foi amplamente divulgado obrigações da SR Empreendimentos com a Prefeitura Municipal, no entanto não há este canal aberto de informações sobre esta empresa, nem mesmo pelo site oficial da PMJN que diviria fazer este serviço a nossa sociedade




2- Infraestrutura na RMC


Caro editor, envio esta postagem, mas a submeto ao seu completo bom senso, e o permito que edite o que considerar pertinente, assim como o publique apenas se for e o que for de total conformidade com teus interesses e ideias, deixo claro que o blog de notícias és teu, e que como tal, pode vir a perder identidade com postagens diferentes, desde que estas não obedecessem aos teus critérios, por isto peço para editar, se prefirir escrever outras postagens utilizando destas ideias diversas, seria de bom grado, pois como leitor antes de tudo conheço, e através deste e-mail reconheço a sua importância, esta só existente graças aos seus esforços e ideiais.




Parabéns pelas últimas postagens, isto que fazes é como um tipo de consultoria, mas que é feita a partir da sociedade e para a sociedade, ainda é lamentável o desinteresse da população com a infra-estrutura da nossa terra, porém, ao menos vemos alguma coisa de classes organizadas, como o CDL em relação ao aeroporto.

Bem, uma coisa que analisei é que o atual distrito industrial esta abandonado, talvez devêssemos informar a realidade revelada pela empresa de consultoria, o distrito é pequeno, não seria problema em passar a se configurar em Mini distrito industrial de Juazeiro do Norte, já que a área é predominantemente da cidade, assim como o acesso, e se o novo DIC for realizado, seria de bom grado aproveitar poucas e pequenas as instalações que existem naquela área, incentivando as outras empresas ainda não instaladas que possuem terreno ou intenções na área no novo DIC ou em outro Mini distrito industrial, de modo a não desvalorizar muito a área, que pela proximadade com as três cidades seria um ótimo lugar para a URCA.

Aliás, considero completamente plausivel ser um lugar para instalação de um campus unificado da URCA, num espaço bem mais amplo, com todos os cursos do Crajubar, residência universitária, restaurante universitário, e se possível poderia haver um novo acesso ferroviário, iniciando em Barbalha ou no distrito de Caldas, aproveitando o potencial turístico do balneário, e indo a Juazeiro a oeste da Avenida Leão Sampaio passando próximo àqueles bairros, à rodoviaria encontrando com atual trecho na parada próxima ao open mall, com uma maior estação, ainda indo até o centro de Juazeiro e até o horto (sugiro que para o centro de Juazeiro, como para qualquer área de grande movimentação de pedestres ou de automóveis, que seja utilizado o projeto do VLT de Sidnei, que fica de quatro a seis metros do solo, sendo isto mais barato que a construção de viadutos, além de mais muito mais belo). Isto tudo podendo haver bifurcações, uma ainda no campus, direcionando a Crato via distrito de Arajara (também a aproveitar potencial turístico), outra no bairro Triângulo em direção a Crato a sul da Avenida Padre Cícero, e em Crato estendendo até os bairros do Pimenta e seminário, retornando ao centro, com parada próxima ao canal, e encontrando com o final da linha em Crato (outra vez elevado do solo, assim como também para o centro de Barbalha), e a última entre o trecho Barbalha e Caldas, em direção a cidade de Missão Velha, a encontrar com final da extensão da linha férrea que liga a cidade a Juazeiro do Norte.

Acredito que deve ser priorizado o novo DIC, com porto seco e gasoduto na cidade de Missão Velha, e quanto ao transporte é evidente a necessidade de acesso a este município, tanto ferroviário, pelo ótimo custo benefício, como viário, este pela necessidade. Acredito que projetos de anel viário metropolitano, novos acessos a Juazeiro do Norte, e criação de um campus da URCA também são essenciais para o crescimento da região metropolitana, além da emergência do nosso aeroporto. Atento ainda para a necessidade da criação de um plano diretor da região metropolitana, para unificar ações e potencializar esforços. Lembro que desde o início sou contra a federalização das universidades estaduais, algo também discutido na Paraíba, com universidade federais e estaduais temos uma maior diversificação, tanto em relação aos cursos, como em relação ao investimento, é como a diferença entre ter um ou dois filhos para cuidar dos pais na velhice, é mais difícil cuidar de dois filhos, porém o retorno é muito vantajoso, além da maior segurança de não depender exclusivamente de um filho, ou seja, uma única instituição pública de ensino superior.

Colaborador Felipe A. Cruz

Nota editorial:

Agradecemos pela parabenização. Nosso intuito foi preencher o nosso espaço no mês que precede às eleições com nossas propostas para o engrandecimento da nossa cidade e região. Não divulgamos nenhum candidato, apenas idéias, mas nada, ou muito pouco, foi assunto dos debates políticos. Isto mostra que o período eleitoral possui um grande vazio, sendo centralizado em nomes - pessoas, e não em idéias - propostas.

3- Denúncia sobre desrespeito às leis trabalhistas

Olá, de uns dias para cá venho acessando bastante O blog, inclusive, quero parabenizar seus Idealizadores pela boa iniciativa de divulgar as Noticias da região de maneira clara, objetiva e com Reportagens variadas. sugiro que façam uma Investigação no pólo calçadista, fiquei sabendo por Várias fontes que existe uma exploração trabalhista Revoltante, que causa indignação em saber que pessoas estão sendo forçadas a fazer horas extras muito além do permitido sendo que passa até mesmo de doze horas e às vezes trabalhando de domingo há domingo, infelizmente isso acontece, e deve ser denunciados sim

Na minha opinião, esses abusos vem ocorrendo pela falta de opções de trabalho para esses profissionais, que com medo de sofrer represálias se tornam vítimas de empreendedores e comerciantes maliciosos e sem escrúpulos.

Daniel Costa

Nota editorial:

A poucos dias vimos uma reportagem que comparava o crescimento do nordeste ao da China, lá os trabalhadores, segundo a mesma, ficam tão felizes por ter um emprego que não se encomodam de trabalhas por várias horas extras a mais, achamos que as semelhanças param por aí. Se há denuncia, precisa-se de investigação, e uma vez confirmadas, aplicação da lei.

Curtas II - Notícias Rápidas



1- Euforia a parte as obras do Cariri e Juazeiro Shopping ainda não foram iniciadas. Já o Open Mall esta com movimentações paralisadas. Segundo informações colhidas, isto se deve, a mudança de construtora, a primeira fez a terreplanagem e compartimentação, cabendo a segunda a edificação propriamente dita. Não queremos surpresas desegradavéis como o North Shopping fez no Crato.

2- A Newland, concessionária Toyota de juazeiro do Norte foi considerada pela revista Carro, a nona colocada no Ranking nacional entre as melhores concessionárias no quêsito pos-venda, isto é tem atendimento de qualidade a toda clientela no tocante as revisçoes de oficina e suporta aos proprietários dos veículos da marca Toyota.

3- No inicio do mês a TV Cidade de Fortaleza, mudou seu canal de recepçã do 19 para o 33. A notícia foi vinculada como o primeiro passo para a chegada da TV digital na região, cujo projeto na capital esta atrasado, que deve ocorrer a partir de 2011, segundo os mesmos. A direção pretende aumentar seu anglo de atuação no Cariri, tendo como sede a cidade de Juazeiro do Norte. Infelizmente o tempo de surcursais e representações já passou, melhor aguardarem concorrência para abertura de nossa terceira emissora de TV, boa sorte!

4- No último dia 20 , não foi retransmitida a tradicional missa do Padre Cícero. Nós compostos por  católicos, admiradores do Padre Cícero, não toleramos que o nome do nosso fundador seja usado para o interesse pessoal de pessoas que manipulam a opinião pública para a necessidade da intervenção da municipalidade junto a Igreja Católica, e trabalha em uma rede ligada a Igreja universal do Reino de Deus. Isso é atirar para todos os lados!

5- Estudo a ser apresentado no 8° Encontro Nacional de Estudos Urbanos e Regionais em Juiz de Fora deverá avaliar aplicação do estatuto das cidades na RMC. Achamos que nossa metrópole só existe na demagogia do atual governo, falta aplicabilidade e execução dos projetos.

6- "No aeroporto pra variar a gol com o vôo atrasado. Eu não aprendo a mudar de companhia", postou o prefeito em seu Twitter. Como se as opções aqui fossem muitas, ou será pretexto para que  ele  compre um jatinho para prefeitura bancar suas viagens? E ainda: será que no governo dele tudo esta em dia?

7- E por falar em Aeroporto, a infraero diz não ter interesse em continuar administrando o nosso terminal, devido falta de compromisso com o governo do estado. que por sinal vive dizendo que apoia, mas não é com ele, jogando toda responsabilidade na Infraero, neste exemplo. Por que o prefeito não posta uma piadinha no twitter sobre o caso?



8- A romaria de N S das Dores deste ano foi mais uma sem a conclusão do Centro de Apoio aos Romeiros que se arrasta a décadas. Prometer e não cumprir não é nenhuma novidade em Juazeiro do Norte, queremos que a classe política enove e faça alguma coisa

9- Um dos poucos projetos concretizados pelo prefeito de JN foi a residência médica em anestesiologia, este programa iniciará suas atividades em fevereiro de 2.011 em parceria com a UFC em Sobral-CE.

10 - Foi inaugurada no último de 13 de setembro aumentando o percurso do trem do Cariri até o Bairro Pio XII. A estação fica no entorno do mercado local, e no meio de um centro comercial promissor. Esperamos que a próxima estação a ser inaugurada seja na vila Pedrinhas, e que o trem não pare por lá.

Ciclos Econômicos Juazeirenses


Todas as cidades e regiões costumam passar por ciclos econômicos, e o dinamismo de cada uma faz com que estes mesmos ciclos se sobreponham uns sobre os outros ou se sucedam.

Juazeiro do Norte é uma cidade promissora, mas durante vários anos manteve-se sem instituições de formação superior. Crato era a cidade mais próxima, apesar da limitação do número de cursos, obrigando muitas famílias a se separarem com destino a várias capitais nordestinas para concluir estudos nas mais diversas áreas. Isto fez com que a cidade ao longo de décadas enviasse grande parte do seu PIB para fora. Atualmente a situação é diferente, pois recebemos jovens universitários procedentes de várias regiões, e consequentemente entra na nossa economia muitos recursos enviado por familiares para o custeio dos nossos estudantes.

Paralelo a isso, continuamos com o ciclo das romarias, recebendo romeiros de todo Brasil e durante todo ano. Felizmente, a cidade cresceu e pôde diversificar sua economia, devendo continuar esta diversificação, e investir em novas áreas sem esquecer os investimentos já estabelecidos e com toda cadeia produtiva instalada.

Assim: romarias, artesanato, pólo calçadista, semi-jóias, e educação podem e devem conviver em harmônia e sempre estarem de portas abertas para novos ciclos econômicos.

Não devemos brigar por benefícios fiscais, e sim lutar por infraestrutura com fortalecimento do aeroporto, da estrutura viária, da logística, da matriz energética não poluente - com o uso do Gás Natural, do sistema de transportes coletivos, da habitação, saúde, educação, enfim tudo que nos torne um destino certo para investidores nacionais e multinacionais.

Últimas empresas que se renderam ao Juazeiro

Mais investimentos estão nos planos da indústria químico-farmacêutica Farmace, localizada em Barbalha. O empreendimento investe R$ 50 milhões este ano na ampliação de seu sistema fechado, responsável pela produção de soros. Além disso, a empresa está adquirindo três envasadoras alemãs, de última tecnologia, e ainda planeja uma nova unidade em Juazeiro do Norte.Ja se encontra na cidade outdoors revelando que no me de outubro de 2010 começara a ser construido na cidade de Juazeiro Do Norte mais precisamente no bairro lagoa seca nas proximidades do atacadao rio do peixe  a nova Farmace, a mesma sera a maior fabrica de remedios do ceara empregando mais de 2.000 pessoas a inauguraçao esta prevista para o mes de julho do ano de 2011 com um investimento de mais de R$ 50 milhões.



No último dia 14 de setembro, fora inaugurado a loja da Colcci no Cariri Shopping. Uma das maiores franquias do Brasil, sendo uma loja dinâmica, atual, bacana e que transpira juventude!




Esta tambem em fase final outra grande loja de moda a HERING  uma das maiores do pais,ouvimos falar que a inauguraçao esta prevista para o dia 8 de outubro, o cariri shopping ganhando mais uma grande store.



Os empresários fortalezenses Valdemir Alencar, Oto Siebra e Breno Fernandes resolveram no Crajubar se arranchar e montar uma unidade da Pasto & Pizza, no bairro Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte. Trata-se de um elegante ambiente em que funcionará concomitantemente um ristorante e uma pizzaria de fazer inveja a qualquer italiano. A inauguração está prevista para os próximos meses.

Já a filial no bairro Lagoa Seca da Central da Picanha, churrascaria dirigida por Irene Macedo, na cidade do Crato, está também concluindo a construção física.



A DANSUL – Distribuidora de Alimentos Ltda – está convidando o mundo empresarial, imprensa, autoridades e clientela em geral para a festa de inauguração de sua sede, a acontecer amanhã, sexta-feira, às 10 horas, na rua Frei Damião, 1407, no elegante bairro da Lagoa Seca.



Durante este mês de setembro está programado também a inauguração da segunda loja da Cacau Show do interior do Nordeste


Fonte: Juametro/ Cariri é isso

Balanço eleitoral

O grande filão das eleições 2.010 deveria ser a lei da Ficha limpa, que foi aprovada, regulamentada e aplicada no atual pleito eleitoral. No entanto, muitos se valeram de artifícios, brechas na lei, liminares, e por último, nepotismo - uma vez de ultima hora, puderam indicar parentes para disputa dos cargos eletivos. Pois é, para quem não sabe isto é Brasil.

No Ceará as pesquisas apontam para às respectivas vitórias de Dilma, Cid, Tasso e  Eunício. O que sugere alguma manobra entre os Ferreiras Gomes e o coronel Jereissati. Nada mal, diante da articulação do presidente Lula para tirar Ciro Gomes de cena, que mudou seu domicílio eleitoral, caindo em discredito com a população que lhe dou mais de 300 mil votos nas últimas eleições para deputado federal, mandato este não honrado pelo mesmo.  

O Cariri sairá cada vez mais enfraquecido politicamente, Wellington Landim não tem a preferência do provável futuro governador para presidência da Assembléia Legislativa, posto guardado para Patrícia Sabóia. Raimundo Macedo deverá ser o mais bem votado em Juazeiro do Norte, e têm boa votação nas outras cidades da região. Manoel Salviano poderá desta vez não conseguir a milagrosa suplência obtida no pleito anterior. Arnon Bezerra mais esperto, colherá seus votos pulverizados no estado, e quem sabe daqui há 2 anos disputa o comando executivo no Crato. Já os deputados estaduais, são tantos, e os votos tão poucos, e ainda sofrem com os paraquedistas, talvez não tenhamos nenhum deputado além do caçador de malas, em Crato, Elyr Aguiar - e  olhe que as coisas mesmo para ele não parecem tão fáceis.

O prefeito Santana saberá o que é transferência de votos, uma vez que ele não aprendeu isto em 2.008 de forma positiva. Amargará votação inexpressiva para seus candidatos a federal e estadual por seu intermédio. O Camilo Santana escapará com votação intrínseca a sua pessoa, já o Guimarães - este provavelmente será eleito, mas com outros votos que não do nosso prefeito. Resta saber se os mesmos darão apoio administrativo a este derrotado. Aliás, falam em sua saída após as eleições, falam que Dilma o proibe de passar próximo num determinado raio de distância, falam, falam...

Nós do Juanews também falamos, e estaremos aqui depois de 03 de outubro para comentar o que ora escrevemos nesta postagem. Dedicamos nosso período eleitoral aos amigos leitores, destacando projetos importantes para nossa cidade e região, conclamamos este povo guerreiro e bravo a ecoar nossas propostas para termos um Cariri forte e desenvolvido.

Concluímos que Juazeiro do Norte precisa de novas lideranças, pessoas integras, capazes de deterem a admiração deste povo e assim nos representar como realmente merecemos.

Movimentos migratórios internos na RMC



A valorização heterogênea do território é uma tendência determinante do capital privado, que na RMC - Região Metropolitana do Cariri é acompanhada pelo pelo poder público (que deveria amenizar este vetor) que concentra seus três principais investimentos- CEASA, HRC e Centro de Convenções- no eixo Leão Sampaio-Padre Cícero.

Assim, a verticalização é um fenômeno demográfico acelerado no Bairro Lagoa Seca, recebendo vários condôminios tanto horizontais quanto verticais. A consolidação do bairro como área nobre e a procura local por esta modalidade de residências, quebrou alguns paradigmas locais, passando o bairro a contar com moradores antes fixados nas principais cidades vizinhas: Crato e Barbalha.

Enquanto a cidade recebe classe abastarda e detentora de riquezas, a elite caririense, a valorização do metro quadrado bane do nosso território pessoas com maiores dificuldades, provocando o aquecimento do mercado imobiliário adjascente. Assim, também observamos a migração de juazeirenses para as cidades vizinhas atrás de imóveis mais em conta.

O fato existe e o Juanews poderia exemplificar com vários nomes, no entanto não é nosso objetivo comentar a vida privada dos nossos cidadãos.

Há areas como Arajara e Granjeiro, em Barbalha e Crato, respectivamente que também atraem para moradia ou casa de veraneiro pessoas de outras cidades, mas a funcionalidade e segurança dos apartamentos estão  largos passos a frente. Destacamos o pré lançamento da construtora WR, o Edifício Mansão Cariri - representado nas ilustrações que ilustram esta postagem. Obra com 26 andares com unidades de alto luxo.


Educação Militar em Juazeiro do Norte


Apesar do destaque na educação alcansado em Juazeiro do Norte, novas fronteiras precisam ser dasbravadas, campos não explorados precisam fazer parte do cotidiano da nossa população dando opções na formação dos nossos jovens.

Pensando nisso, o Juanews sugere a criação de escolas militares em Juazeiro do Norte. Consideramos que temos tradições militares suficientes, e deveríamos ter organizações militares, pois, temos localização centro-nordestina estratégica para soberania nacional na retaguarda da quase totalidade das capitais nordestinas localizadas no litoral, como também nosso conglomerado urbano dispõe de jovens dispostos a servir a pátria de forma voluntária.

Sabemos que as forças armadas, além de sua principal função, proteger a pátria, é também responsável, por muitas outras ações sociais, na saúde, e na educação. A compra de insumo e o pagamento de pessoal são outros atrativos a movimentarem a economia local.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Requalificação e revitalização dinâmica na RMC



Vários são os projetos e a necessidade de adaptar aparelhos concebidos para um dos municípios individualmente para o contexto metropolitano. Por sorte, as novas edificações já incorporam esta realidade, como: Shopping's, o Centro de Convenções, a CEASA, o Hospital Regional. Outras conquistas obtidas anteriormente como URCA, Aeroporto, Parque de exposições enfrentam problemas de acessibilidade.

Neste novo projeto alguns ícones de uso coletivo podem vir a ser transferidos, deixando grandes espaços ociosos, como por exemplo o antigo DIC - Distrito Industrial do Cariri na confluência dos limites geográficos de Crato, Juazeiro e Barbalha.

Estudos apontam para a inoperância do local e estagnação á decadas por conta da localização distante do ramal ferroviário, de grandes cursos dágua, e da falta de acesso ás principais rodovias. Assim, o antigo DIC poderá ser desativado e transferido para um local que reuna melhores condições físicas. Ficando um só pergunta: o que será da área onde ele fora instalado?

Mais que a reestruturação dos aparelhos de uso comum, fica a responsabilidade dos gestores metropolitanos sobre os destinos de áreas desativadas. Outro exemplo, seria - a polêmica transferência do Parque de Exposições do Crato, que já tinha uma nova destinação: abraçar o campus da URCA, e quem sabe poder ser a principal sede desta instituição. Mas, como sabemos, nada foi adiante, e aí, o Juanews agora propõe respaldado em relatórios técnicos um novo DIC e a reutilização do espaço anterior, poderíamos querer um novo Parque de Exposições (calma Admiral, foi só brincadeira), mas nesta área plana e equidistante das três cidades, também seria excelente para um novo campus universitário.

Portanto, para cada reestruturação dos aparelhos metropolitanos, cabe um plano de requalificação e revitalização, para tanto, precisamos de um Conselho Metropolitano forte e atuante, que anteceda-se aos fatos, como por exemplo, o ocorrido com o SESI - Crato; ou as possibilidades para o antigo DIC e Terminal da Petrobrás.

Polo de desenvolvimento da zona leste

O progresso de Juazeiro do Norte fez com que a cidade procura-se  se organizar ao longo dos seus principais corredores as avenidas Padre Cícero e Leão Sampaio. Assim, demos origem ao visível processo de cornubação com as cidades de Crato e Barbalha.

Outras áreas do nosso município durante anos ficaram esquecidas, e como Juazeiro, não tem grande área territorial, terão que serem recrutadas a participar do nosso desenvolvimento. A prefeitura de Juazeiro elaborou um detalhado relatório com a finalidade de destinar a área a leste do bairro Pedrinhas, para grandes investimentos, como um novo DIC, por exemplo. Infelizmente há algumas limitações ambientais, o quê não implica que o projeto deva ser esquecido. É bom, salutar, necessário. Pois a cidade precisa produzir riquezas para todas as direções, como felizmente para o oeste não há mais necessidades de estímulos, havendo um interesse na área de serviços, com grande expeculação imobiliária, temos até então um leste até então adormecido, latente, e com grande potencial, esta apenas precisando de um empurrãozinho do poder público. Lê-se: infraestrutura - abertura de vias de circulação, doação de terrenos, incentivos para a implantação do Pólo Ferroviário, adequação para normas ambientais, destinação de áreas verdes, uso de energia limpa e de baixo custo (Gás natural), etc...

Estamos certos que se tudo for feito pelo Polo de Desenvolvimento da Zona Leste de Juazeiro do Norte estaremos em menos de uma década, colhendo frutos suculentos para nossa economia.

Segurança Pública Metropolitana

Juazeiro do Norte e sua região metropolitana ainda têm um Sistema de Segurança Pública antigo, arcaico, apesar das modernas viaturas adquiridas pelo governo do estado. Não há grandes investimentos na área de inteligência, o grupo de operações táticas foi desativado, em suma: já estivemos melhores.

Somos favoráveis a um sistema integrado de segurança, o que será possível com o pleno funcionamento do CIOPS - que se arrasta a muito tempo, mas até o momento a única referência que temos é a placa de publicidade defronte suas futuras instalações, na antiga UVC - Centro próximo ao Centro de Apoio aos Romeiros.

Também foi sinalizada a criação do Comando Militar no Sul do estado sediado em Juazeiro do Norte. No entanto, somos muito carentes de algumas modalidades de policiamento ostensivo, como cavalaria, com cães, e tropa de choque. Uma combinação das citadas três modalidades é muito utilizada em eventos esportivos nas proximidades dos estádios. Aqui na RMC, temos muitos eventos de massa, como as romarias, Expo-Crato, e Festa de Santo Antonio, que demandam de grandes efetivos e serviços especiais, além do ICASA que cresceu movimentação no Romeirão.

Já a Policia Civil, esta sim, se não fosse um banho de loja, na sua nova sede anexo ao 2º BPM, não teria evoluído em nada. O marketing do governador, inclui este incremento visual, no entanto todos continuam com baixos salários e trabalhando acima da capacidade máxima permitida. A cidade e RMC precisa dispor de delegacias com plantão 24 horas, sugerímos 5: Crato, Barbalha, Novo Juazeiro, Centro e Romeirão. Delegacias distritais e metropolitanas em todas as cidades e grandes distritos, como: Ponta da Serra e Jamacaru. E, um braço da cúpula, a superitendência de policia civil, com delegacias ou divisões temáticas: homícidios, narcóticos, defraudações, etc... 

Outra instituição lembrada apenas quando somos vitimados são o Corpo de Bombeiros, que não acompanhou a verticalização da cidade evoluindo com o suprimento de equipamentos como escadas especiais. Defendemos a manutenção da secção contra-incêndios no Aeroporto de modo a poder contar com equipamentos e militares além das necessidades aeroportuárias, podendo atender ocorrências na região. E ainda, o fechamento no Crato e Juazeiro dos respectivos quartéis com a abertura de um grande quartel no leito da Avenida Padre Cícero, no São José, próximo a divisa dos dois municípios.

Juazeiro precisa de estruturação para receber HRC




Com a municipalização do Hospital São Lucas no último mandato do ex-prefeito Mauro Sampaio, e a repetição desta iniciativa, desta vez no antigo PSIC, na atual gestão, a Rede Hospitalar de Juazeiro do Norte têm boa infraestrutura em assistência materno-infantil, não levando em conta demais problemas.


                                            
No entanto, a assistência à adultos, envolvendo clínica médica, cirurgia geral e ortopedia têm situação incerta face a intervenção de cárater provisório no Hospital Santo Inácio, onde a prefeitura quer sair, e os sócios já anunciaram que neste caso a instituição fechará as portas de imediato.

Observamos que a Gestão Municipal provavelmente têm como certa a assistência pelo HRC - Hospital Regional do Cariri aos nossos munícipes. De fato, também temos este entendimento, desde que em situações de média e alta complexidade, e compartilhando com todos os usuários do Sul do estado.

Assim, Juazeiro do Norte - seguindo pilares conceituais do SUS: hierarquização, equidade, descentralização, regionalização, integralidade, e participação social - precisa de estruturação para resolutividade local dos problemas de saúde na rede hospitalar de baixa e média complexidade. Portanto, é imprecindível a manutenção de um hospital geral municipal, e serviço de pronto atendimento. Se será este o Santo Inácio, nós não sabemos, mas a prefeitura deveria se pronunciar em cárater definitivo o quanto antes.

                                 
Foi anunciado intenções para a instalação de uma UPA - Unidade de Pronto Atendimento, algo semelhante ao atual Estephânia. Achamos que no quêsito " Porta de entrada" + descentralização, o local ideal será o bairro Novo Juazeiro, por outro lado, também deve-se levar em conta que a referida UPA deveria funcionar anexa a um hospital, devendo a prefeitura se definir quanto ao Santo Inácio, que mas parece um namoro longo, onde não sai casamento, e há perda de tempo para ambos.

                                           
Com a consolidação da Rede Hospitalar em Juazeiro e necessidade de transporte interhospitalar, se faz necessário um serviço habilitado para o mesmo, sendo a nível nacional, o SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

Somente com a estruturação de uma rede própria e eficaz Juazeiro do Norte estará em condições de receber o HRC, sem cometer o erro de ocupar os serviços deste hospital de forma indevida e inapropriada. Podendo dá exemplo a outras cidades, tendenciosas a este tipo comportamento.

Visão estatal sobre a Ferrovia Transnordestina



A Região do Cariri é, ainda, final de linha do Ramal Ferroviário Sul da Companhia Ferroviária do Nordeste S.A. (CFN), que adentra a região vindo de Aurora e servindo às cidades de Missão Velha, Juazeiro do Norte e, finalmente, Crato. Atualmente, estão em andamento as obras da interligação deste ramal e o ramal ferroviário do Estado de Pernambuco, constituindo a Ferrovia Transnordestina.

Sem nenhuma dúvida, este é um dos projetos estruturantes mais importantes para o incremento do desenvolvimento econômico da região centro do Nordeste brasileiro. A conexão ferroviária da Região do Cariri com os portos do Pecém/CE e de Suape/PE possibilitará a abertura do mercado internacional para a exportação dos produtos caririense e irá permitir a integração contínua e acelerada da estrutura produtiva do Nordeste com as demais regiões do país.

Mais do que estímulos e incentivos fiscais para a atração de novas empresas para a região, a Transnordestina vai alavancar o desenvolvimento do Nordeste, impulsionando o setor industrial, provocando a redução de custos de transporte, que hoje é feito principalmente pelo meio rodoviário. Produtos como o gesso (Araripina, PE) e a Pedra do Cariri (Nova Olinda / Santana do Cariri, CE), dentre outros que representam a indústria mineral do Sertão do Araripe, terão seus custos barateados com a implantação da ferrovia e a consolidação de seus pólos produtivos. É do próprio Governo Federal, através do BNDES, a defesa da necessidade de maiores investimentos no modal ferroviário no
Nordeste.

Com a reativação da ferrovia irrigando grande parte do Cariri, nas proporções da Transnordestina, estará dado um passo importante e definitivo para o surgimento de novas empresas industriais e outros tipos de empresas voltadas para a produção de insumos, materiais de reposição e manutenção e equipamentos rodantes na região. Empresas pesadas também se sentirão polarizadas e deverão ser estimuladas a se instalarem nas áreas de influência da ferrovia, na região. Empresas como a Bom Sinal, em Barbalha, terão oportunidade de se desenvolverem.

Para viabilização da Ferrovia Transnordestina, e a otimização de seus terminais de exportação – os portos do Pecém e de Suape, toda a política de industrialização do Nordeste (região central) deverá passar por um processo de ajuste, com a criação de uma nova “grade de produção” adaptada e compatível com a infraestrutura de transporte de carga construída, e com o aporte dos recursos financeiros necessários para atrair novos investimentos para a região, dentre outras ações. A Região do Cariri/Araripe, certamente, será um dos mais importantes pólos industriais do Nordeste, após a conclusão dessa importante ferrovia.

Na primeira etapa da Transnordestina, uma trilha em bitola larga (1,60m) ligará Eliseu Martins (PI) aos
portos de Suape (PE) e do Pecém. Serão construídos cerca de 500km em nova linha entre o Crato, Araripina (PE) e Eliseu Martins. A readequação do trecho Crato/Pecém, com 600km em linha de bitola mista (3 trilhos), permitirá o aumento da carga transportada no trecho. O projeto também compreende a reconstrução do trecho, atualmente desativado, entre Salgueiro (PE) e Suape, com cerca de 600km em bitola larga. Com capacidade projetada para transportar até 30 milhões de toneladas de carga / ano, o último trecho da ferrovia deverá estar pronto até 2013, conforme previsão otimista do Governo Federal.

Entretanto, há a necessidade de melhor compreender uma eventual convivência do transporte de cargas pelo ramal da Transnordestina entre Missão Velha e Crato e o transporte de passageiros pelo Trem do Cariri.

Fonte: Planner Consultoria

Planejamento estatal para o Aeroporto Regional do Cariri


A Região do Cariri também é atendida por um aeroporto regional, localizado na Cidade de Juazeiro do Norte, que opera com vôos regulares em aeronaves tipo turbo-hélice e a jato. É o mais importante portão de entrada no Nordeste Central do Brasil, atendendo a toda a Região do Cariri e a regiões de outros estados, como o Noroeste de Pernambucano, o alto-sertão da Paraíba e o Sudoeste do Piauí, constituindo-se, assim, um dos principais equipamentos da logística para o desenvolvimento regional daquela parte do Nordeste.

Com o início da operação da companhia aérea Gol, no ano de 2006, somando-se a empresa Oceanair/BRA, que já operava desde 2005, houve um aumento do movimento de passageiros em torno de 86% em relação a 2005, correspondendo a um total de 110.310 pessoas. O aeroporto de Juazeiro do
Norte vem se destacando no Nordeste por ser, em números, o que mais cresce no Brasil, já estando com o seu terminal de passageiros operando muito além do limite de sua capacidade, requerendo urgentemente a sua ampliação e modernização, o que já está sendo providenciado, tardiamente, pelos governos estadual e federal através do projeto Cidades do Ceará. As obras, que irão ampliar o terminal
em cerca de 15 vezes (dos atuais 660,0m² passará para 9.800,0m²), estão previstas para serem iniciadas ainda em 2009.

Com capacidade para operar com maior frequência de vôos diários e com aviões e terminal adequados
para o transporte de carga, o Aeroporto Regional do Cariri será, sem nenhuma dúvida, um dos grandes
fatores de viabilidade e estímulo ao desenvolvimento do parque industrial de toda aquela região.

Sob a ótica simples de sua localização com referência ao tecido urbano da Cidade de Juazeiro, num futuro próximo, após a sua ampliação, o aeroporto será motivo de preocupação para a Prefeitura, pelo aumento do nível de insegurança e de ruído que irá causar nos bairros localizados na sua área de influência, ao oeste da cidade, já bastante adensados. Porém, se analisada sob uma ótica maior, a das oportunidades que irão surgir para o desenvolvimento econômico da região, com a sua ampliação, a
localização do aeroporto é estratégica. O aeroporto se encontra encravado na confluência de três bairros: Aeroporto, Betolândia e Brejo Seco, todos ainda com baixos índices de ocupação, situação favorável para que a Prefeitura possa planejar e exercer o controle da ocupação daquela parte da cidade, levando em conta a posição do aeroporto e o papel fundamental que ele irá exercer para a sua organização.

Sua proximidade do ramal ferroviário (aproximadamente 1,5km) que interliga as Cidades de Juazeiro do Norte e do Crato, tornou-se estratégica para viabilizar mais ainda o projeto do Trem do Cariri.

Essa proximidade do aeroporto com o ramal ferroviário favorecerá, também, tendo-se em conta a implantação da ferrovia Transnordestina, que passará em Missão Velha, a localização de uma possível estação intermodal de cargas (no Bairro Pedrinhas, por exemplo), que por sua vez, se concretizada, poderá ensejar o desenvolvimento de uma área industrial naquele quadrante da cidade e ao longo do eixo ferroviário que vier a interligar a Transnordestina e o atual ramal ferroviário Juazeiro do Norte–Crato.

Com a consolidação deste cenário, após estudo de viabilidade técnico-financeiro favorável, virá também a consolidação do Aeroporto Regional do Cariri como um importante portal de abastecimento e
escoamento da produção industrial de toda aquela região do Nordeste.
 

CAM - Centro Administrativo Metropolitano



As disputas por órgãos estaduais e federais entre as principais cidades da RMC - Região Metropolitana do Cariri poderiam desaparecer se fosse idealizado um Centro Administrativo Metropolitano, capaz de aglutinar toda representatividade dos governos estaduais e federais em um só espaço. Sugerimos para esta finalidade área equidistante dos dois principais centros urbanos: Crato e Juazeiro do Norte, e que este local seja de fácil acesso. Um local, previamente selecionado para o novo DIC, mas praticamente descartado, por conta da dissipação dos ventos e potencial efeito poluente é a divida dos dois municípios, no ponto de interseção entre o Trem do Cariri e Avenida Padre Cícero.

Este CAM permitiria a centralização administrativa necessária para cúpula dos governos estaduais e federais, com a possibilidade de conter órgãos municipais se for de interesse dos envolvidos.Tais órgãos, seriam: Comando Militar do Sul do Estado, Departamento de Polícia Civil Metropolitana, Semace, Macroregional de Saúde, Seduc, DER, etc...

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Expansão do Trem do Cariri



Uma vez se abrindo a discursão entre o novo DIC - Distrito Industrial do Cariri , com o surgimento do Pólo Universitário, o crescimento com consequente urbanização de bairros como Estrela, Lagoa, Bulandeira, Cidade universitária e tendo-se a necessidade na continuidade dos investimentos na infraestrutura em transportes, proporcionando o fácil deslocamento de mão-de-obra e estudantes permitindo rápido acesso a estes equipamentos de produção e ensino, observamos a necessidade de ampliação do Trem do Cariri a beneficiar a curto prazo Barbalha e Missão Velha.

O ramal ferroviário entre Crato-Missão Velha provavelmente terá o tráfego de cargas interrompido após a conclusão da Ferrovia Transnordestina devido não ter recebido até o presente momento projeto de remodelação e colocação de bitola larga igual ao restante dos demais trechos entre Missão Velha-Pecém-CE e Missão Velha-Suape-PE. Com a atual bitola métrica, e planos de atividade industrial e logística no município de Missão Velha com possibilidades de receber o novo DIC e terminais de carga bi-modais esta nova fronteira de desenvolvimento na RMC precisa de integração com o restante das demais cidades. Atualmente o bairro Pedrinhas, já necessita e comporta uma estação do Trem do Cariri, com a instalação de estruturas de produção a leste daquele bairro se justificaria mais uma estação, viabilizando assim, a adaptação do trecho até Missão Velha-Novo DIC para o transporte de passageiros.

Outra necessidade a ser discutida é a integração com o Aeroporto Regional que poderá se dá de duas formas: ou por desvio do atual trajeto da via férrea, ou com um novo ramal a partir do já existente. Na visita da comissão da Infraero encabeçada pelo seu presidente em novembro último fora prometido esse elo, mas não foi decido como.

Já o ramal para Barbalha, desativado no final da década de 70, compreendia em boa parte atual leito da avenida Ailton Gomes, que é composta na sua totalidade por loteamentos urbanos, edificações e grande expeculação imobiliária. Assim, se faz necessário a definição de um projeto para discursão do traçado dos trilhos a serem colocados para o transporte de passageiros entre Juazeiro do Norte e Barbalha. Deve ser levado em conta o deslocamento universitários, sobretudo aos que se destinam ao Campus da UFC. Para isso apontamos algumas alternativas:

1- Início do novo ramal coincidente com o início da Avenida Ailton Gomes e prolongamento também coincidente com esta via até altura de terreno nas proximidades da distribuidora Tropigás, onde o mesmo deveria fazer uma curva a esquerda, cruzando adjascências ao norte da atual área delimitada pelo Parque Ecológico das Timbaúbas seguindo em frente até altura do início da Avenida Tenente Coelho Rocha, seguindo por paralelo a esta via até o Campus da UFC e daí dirigindo-se ao sul passando por bairros como Estrela, Lagoa, Buriti, Alto da Alegria, e Centro de Barbalha. Imaginamos a possibilidade de pelo menos 08 estações, a saber: Pirajá, Parque Ecológico, Tiradentes, UFC, Estrela, Buriti, Alto da Alegria, e Barbalha.  

2- Início do novo ramal após riacho das Timbaúbas, com desvio a direita do trecho Carité-Pedrinhas seguindo pelos bairros Timbaúbas, Limoeiro, Tiradentes, Parque de vaquejadas, Mini-distrito, Campus da UFC limites a leste, Estrela, Buriti, Alto da Alegria, e Barbalha.

De certo, há exteriorização destas intensões ao público, mas sem dados concretos. No entanto, o governo do estado fez questão de referenciar prejuízo na manutenção do sistema atual em circulação, provavelmente sinalizando a impossibilidade de novas expansões. Achamos, que se há algum déficit isto se deve a falhas de planejamento, como por exemplo, a falta de ousadia na mudança do velho trajeto do ramal entre Crato e Juazeiro, que têm inegavelmente grande fluxo de pessoas diários nos dois sentidos.

Outra falha, é o retardo na integração entre os meios ferroviário e rodoviário, deslocamento bimodal, que tornaria o Trem do Cariri, a espinha dorsal do Sistema de Transportes Coletivos Metropolitano.

Infraestrutura viária do Cariri

O cariri esta prestes a receber apenas uma obra rodoviária importante do atual governo do estado. Trata-se da Rodovia Padre Cícero que liga Juazeiro do Norte a Fortaleza a partir de Caririaçu e Quitaiús. É importante que o leitor tome conhecimento de outras alternativas importantes para nossa região e estado com um todo.

Temos uma série de estradas planejadas a décadas, com destaque para BR-112 - trecho Várzea Alegre-Caririaçu, CE-288 - trecho CE-385-Aurora, CE-060 - trecho CE-385-Granjeiro (pasmem: é o único trecho da maior e mais importante estrada do estado sem pavimentação asfáltica).

Poderíamos citar outras, mas daremos ênfase apenas a estas três, numa tentativa de maior sensibilização da opinião pública sobre a necessidade das mesmas com traçados modernos e seguros.


A BR-112 é uma estrada federal a BR-116 que nasce no Triângulo de Quixadá, município de Chorozinho, seguindo em direção ao norte até Varzea Alegre, o governo do estado, já iniciou trabalhos em outras partes planejadas, como: Quixelô-Solonopóle, e Banabuiu-Solonopóle. Sugerimos a  mais urgente construção do trecho caririense de Várzea Alegre até a CE-292. Sendo que do município de Caririaçu até Juazeiro, tenha trajeto diferente da CE-060, passando por trás da Serra do Catolé (onde esta localizado o Horto), e siga até a avenida Padre Cícero, podendo ser este entroncamento no trecho cratense da via. Como opção, em uma segunda etapa, poderia seguir ao sul, cruzar a CE-293 - trecho Barbalha-Arajara, ter uma nova subida sobre a Chapada do Araripe até constituir entroncamento com a CE-060 - trecho Barbalha-Jardim, e dái em direção ao vizinho estado de Pernambuco. Observem no mapa acima quanto a mais temos que percorrer via Crato- Ponta da Serra - Farias Brito até Várzea Alegre.

A CE-060- trecho CE-385-Granjeiro é uma via sem pavimentação asfáltica e possibitaria o acesso deste município com toda RMC, tem cerca de 14 quilometros, e seria a redenção economica daquele povo, beneficiando cidadãos de Caririaçu, Granjeiro e Varzea Alegre.

A CE-288 trecho CE-385-Aurora, tem trecho de apenas 28 quilômetros como notória importância para estreitarmos negócios com o vizinho estado da Paraíba, a rodovia encurta distâncias e possibilitaria maior integração econômica e socio-cultural. Isto proporciona a melhor disponibilização e consequente aumento dos serviços da RMC, como aeroporto, educação, saúde, e outros serviços diversos.

Estamos certos que não é pedir muito para que nosso futuro governador priorize estes acessos, sabendo que não se trata apenas de asfalto, mas de vidas, de felicidade ao encurtar distâncias, diminuir custos, e permitir a passagem do progresso a lugarejos a décadas esquecidos.

Infraestrutura viária da RMC II - Contorno Rodoviário Metropolitano

O projeto do Contorno Rodoviário Metropolitano é composto por 01 única via que se inicia na CE-293 - trecho Missão Velha-Barbalha e através de prolongamento da Avenida Manoel Coelho de Alencar chega ao município de Juazeiro do Norte aproveitando toda extensão desta via até a Via Férrea, de lá segue em direção a Vila 3 Maria cruzando o Rio Salgadinho.




Da vila 3 Marias, segue no leito da atual avenida Maria Lindalva Rodrigues, em seguida pela atual avenida José de Melo, sendo que antes da ponte sobre o Rio Salgado que a liga a avenida Leandro Bezerra, segue em direção oposta, ao oeste em direção ao município do Crato, sempre ao norte do citado rio. 

Já no município do Crato, segue cruzando proximidades da vila São Bento até a CE-386- trecho Batateiras-Ponta da Serra na altura da variante da CE-292 por fora do bairro, constituindo no local um grande entroncamento aonde o trauseunte terá duas opções: seguir pelo perimetro urbano via Avenida Thomás Osterne de Alencar - Avenida Padre Cícero - Avenida Leão Sampaio - CE-293; ou ter a opção de um acesso rodoviário por fora ao norte das cidades de Crato e Juazeiro do Norte, e a leste de Barbalha.

Vantagens: rapidez e comodidade aos transeuntes que apenas cruzam a RMC, desvio do tráfego de veículos pesados dos principais corredores urbanos - Padre Cicero- Leão Sampaio, conexão imediata com a Rodovia Padre Cicero sem passar por dentro dos centros urbanos, via de acesso adequada a grandes empreendimentos públicos ou privados, valorização do nosso aeroporto com via de acesso que o integre com toda região metropolitana e suas principais saídas, possibilidade de desenvolvimento por todo o trajeto com rede de apoio rodoviário: postos, oficinas, atacadistas, distribuidoras, áreas industriais, serviços logísticos, etc...

Desvantagens: (espaço aberto para postagens)

Infraestrutura Viária da RMC I - Saidas de Juazeiro

A integração dos municípios da RMC necessita de uma trama de vias de deslocamento de forma a esquecer ligações habituais entre as sedes dos respectivos municípios e poder promover adençamento do fenômeno de cornubação entre Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.
 Somos favoráveis a ampliação do projeto do Anel Viário de Juazeiro do Norte de modo a incluir Crato e Barbalha neste. Paralelamente a isto a liberação do trânsito nas avenidas Pacre Cícero e Leão Sampaio para a  colocação de semaforos, e o seu direcionamento para o tráfego urbano.

Assim, sem desmerecer o projeto atual, que dá providências plausíveis no acesso do antigo DIC (extremo sudoeste do município de Juazeiro do Norte) e ao bairro Loteamento Campo Alegre (no sudeste, também, do nosso município), com destaque para as avenidas: Leticia Pereira, Manoel Coelho, e  acesso entre o Antigo DIC e Avenida Padre Cicero no Bairro São José. Postularemos nossa idéia com o aproveitamento da parte setendrional do projeto.

O projeto original favorece o deslocamento entre a cidade do Crato e o Aeroporto Orlando Bezerra, fato digno de nota, além de dar opções em ambos os sentidos leste-oeste e oeste-leste aos transeuntes oriundos da futura Rodovia Padre Cícero, faltando apenas o acesso a cidade de Missão Velha para completar a totalização dos nossos acessos aos municípios vizinhos que poderá se dar de 03 formas: via Marrocos a partir da via 3 Marias - opção para contemplar novo DIC no municipio de Missão Velha; via marginal norte da estrada de ferro Juazeiro do Norte-Missão Velha; e por fim, com a duplicação e prolongamento da avenida Vírgilio Távora até a cidade de Missão Velha.

Gasoduto Cariri


Nenhum estado brasileito tem tanta negligência por parte do seu território como o Ceará têm pelo Cariri, no tocante a distribuição de Gás, todas as capitais nordestinas têm projetos para a utilização desta matriz energética limpa e de baixo custo.


Nossos vizinhos pernambucanos têm um projeto de distribuição de Gás Natural a partir do Recife até cidades distantes como Araripina, na divisa com o Piauí e Petrolina, divisa com a Bahia, ambos com distâncias superiores há 800 quilometros da capital. Juazeiro do Norte não pode esperar um plano estadual no Ceará têm que ver fontes alternativas, como se inserir no projeto pernambucano postulando um Ramal a partir de Salgueiro via Cedro-Jardim-Barbalha. Cidades como Feira de Santana, Caruaru, Mossoró, Campina Grande (inaugurado em 2.005) já dispõe deste serviço.

A Copergás - empresa Pernambucana disponibiliza o transporte para o interior através de carretas. A Cegás, empresa cearense, deveria ter um nome que abrangece apenas a RMF - Região Metropolitana de Fortaleza. O fato não é completamente ignorado, há estudos que revelam possibilidades remotas apesar da RMC ter distribuição viável segundo o mesmo.

Desenvolvimento industrial sem a utilização de Gás não existe, se todo estudo para um novo DIC não incluir um gasoduto para o Cariri melhor ficarmos com o antigo DIC.

                                      

O FORNECIMENTO DE GÁS NATURAL – O GASODUTO PARA O CARIRI E ALTERNATIVAS

Em qualquer parte mundo, hoje, fonte de energia limpa e sustentável é uma das questões mais discutidas quando o assunto é desenvolvimento econômico sustentável. As matrizes energéticas adotadas na maior parte do planeta ainda são de fontes predatórias e degradadoras do meio ambiente.

O desenvolvimento econômico do nordeste brasileiro – contrapondo com suas características geológicas, climáticas e ambientais – tem como uma de suas bases a industrialização. Para movimentar essa rede produtiva, no entanto, é necessário um volume muito grande de energia, o que ainda não existe de forma limpa, em quantidade satisfatória, quando se adentra no interior do Nordeste, e mais especificamente o Estado do Ceará.

O quadro atual da região do Cariri / Araripe é preocupante. Seu parque industrial cresce rapidamente e a energia para movimentá-lo é originária, quase que totalmente, de duas fontes: hidráulica (hidrelétricas) e vegetal (lenha e carvão), sendo esta última a mais utilizada, principalmente para abastecer os polos gesseiros e as cerâmicas localizadas naquela região. São duas fontes que elevam bastante os custos da produção – o custo da primeira (energia elétrica) onera bem mais do que o da segunda (lenha /carvão) – e causam grandes impactos ambientais na região de onde são produzidas/extraídas.

As florestas da Chapada do Araripe vêm sofrendo intensa depredação, com o seu desmatamento provocado pela extração da madeira para transformação em carvão ou para a queima in natura, em forma de lenha. Além do mais, essa fonte energética é uma das que possui um dos maiores potenciais poluidores da atmosfera. Para neutralizar essa agressão, seria necessária a instalação, em todas as indústrias que se utilizam dessa fonte de energia, de filtros e equipamentos antipoluentes de alto custo aquisitivo e de manutenção, o que inviabilizaria uma grande parte dessas empresas.

Para reverter o quadro atual, sem o prejuízo do desenvolvimento almejado, somente a mudança da matriz energética que faz “rodar” todo o parque industrial do Cariri seria a solução. Os empresários e as lideranças políticas atuante na região do Cariri/Araripe sabem disso e, conjuntamente, estão buscando essa nova matriz, quando, junto à Petrobras, tentam viabilizar a construção de um gasoduto na região.

Assim, o gás natural passaria a fazer parte (marcante) dessa nova matriz energética, diminuindo o custo da da produção, revertendo o quadro de degradação da Chapada do Araripe e reduzindo as emissões de poluentes na atmosfera. Sem sombra de dúvidas, esse seria, também, um dos fortes fatores de atração para o assentamento de novas indústrias na região e para a revigoração do atual quadro industrial.

Em sua fase de projeto, a princípio com viabilidade somente em um prazo mais longo, o ramal do gasoduto caririense tem origem no Gasoduto Meio Norte, ainda também em fase projetual, e que se O polo gesseiro do Araripina é constituído por 38 empresas mineradoras, 139 calcinadoras e mais 350 produtores de premoldados em gesso, responsável pelo abastecimento de 95% de todo o gesso consumido no país e por exportação para países tais como Estados Unidos, Noruega, Portugal, Islândia e Itália desenvolverá entre o Porto do Pecém e a Cidade de São Luiz, no Maranhão. O projeto prevê, para o futuro, a construção de mais de 2.600km de gasoduto em território cearense e pernambucano e abastecerá o Iguatu, a Região do Cariri e o polo gesseiro de Araripina.

Alternativamente, pelo fato de ainda não haver demanda suficiente que venha a viabilizar a construção do referido gasoduto, de acordo com a Companhia de Gás do Ceará (CEGAS), essa empresa está estudando a possibilidade de, em médio prazo, fornecer Gás Natural Liquefeito (GNL) para a região do Cariri, dentre outras do Ceará.

O processo consta da construção, no Porto do Pecém, de tanques para armazenamento do GNL oriundo através de navios, de vários produtores internacionais, de onde o gás seria transportado por carretas e/ou trem para os vários destinos, num raio de 700km. Essa tancagem de GNL, a ser construída pela CEGÁS, aproveitaria o fornecimento de GNL para a Usina de Regaseificação da Petrobras, já instalada no Pecém, e que representa uma vantagem competitiva do Estado do Ceará no fornecimento de energia mais limpa (apenas o Rio de Janeiro tem usina semelhante).

Para o Cariri, a princípio, o processo de transporte do GNL poderia ser misto: do Pecém à Missão Velha seria usado o trem; de Missão Velha até determinada aglomeração industrial (muito provavelmente em um distrito industrial) o transporte seria feito por carretas. No destino, estrategicamente nesse distrito industrial, o GNL passaria por processo de regaseificação em ambiente projetado para tal, e daí o gás natural seria distribuído para os diversos consumidores através de um rede local a ser projetada e construída pela CEGÁS. De acordo com o diretor técnico-comercial da CEGÁS, Raimundo Barroso Lutif, hoje já existe uma demanda, no Cariri, para 20.000m³ de gás/dia, volume este que torna o projeto viável.

Uma alternativa (complementar) para a determinação de uma nova matriz energética para impulsionar o parque industrial do Cariri seria o aproveitamento do gás metano que será produzido a partir do aterro sanitário regional que o próprio Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades, está projetando para a Região. O aterro, com macrolocalização prevista para uma área situada entre Juazeiro do Norte e o Crato, ao norte do Rio Salgadinho, e que será operacionalizado por um consórcio envolvendo dez municípios da Região, está sendo projetado para receber um volume de lixo da ordem de 350t/dia. Esse volume, de acordo com a CEGÁS, é suficiente para produzir 350.000m³ de gás metano/dia, que por sua vez irá produzir 175.000m³ de gás natural/dia. O processo de transformação do gás metano em gás natural seria feito no próprio aterro, daí sendo transportado, provavelmente em carretas, para a central de distribuição a ser localizada junto à estação de regaseificação do GNL. Todo o sistema seria operacionalizado pela CEGÁS.

Com a implantação dessas duas fontes de energia limpa na região caririense, nas quais a CEGÁS aposta na viabilidade e se compromete a investir, se estaria garantindo toda a condição de preservação das matas da Chapada do Araripe, bem como oferecendo a condição ideal para o desenvolvimento e a atração de novas indústrias para a Região.
 

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Propostas para Novo DIC - Distrito Industrial do Cariri

A RMC - Região Metropolitana do Cariri discute a tempos investimentos pesados na sua produção industrial. Através de colaboradores tivemos acesso ao estudo técnico elaborado pela Planner Consultoria sob encomenda do poder público. Este extenso conteúdo pode ser acessado no endereço:


O trabalho apontou 04 áreas em potencial, tendo sido cada uma discutida com relação a fatores positivos e negativos. São elas:

1- Área do antigo DIC na confluência dos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha
2- Area entre Crato e Juazeiro do Norte
3- Área entre Juazeiro do Norte e Missão Velha
4- Área próxima a Missão Velha e Ferrovia Transnordestina

1- O antigo DIC é um verdadeiro fracasso, após mais de 30 anos da sua concepção, onde foi usado o critério de equidistância das cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, configura no mais completo marasmo. É um belo exemplo do que não deve ser feito: sem acesso rodoviário ou ferroviário, distante dos cursos fluviais tornando inviável ligação através de estação de tratamento de esgoto. Devemos tirar dele a certeza que na escolha de um equipamento urbano é impossível privilegiar a todos, saindo alguém no prejuízo, que pode ser compensado, como fez o governo estadual divindo equipamentos entre as cidades da RMC. De certo, há a necessidade de discutir e apontar alternativas para a ocupação da área, deixamos como sugestão um novo campus universitário da URCA.

 2- A segunda área incrementa a polarização entre as duas principais cidades da RMC, e insiste num erro do antigo DIC, a intensão de agradar a todos, além de ser baseado num projeto antigo. Achamos que a área tem grande valorização imobiliária latente e o setor de serviços que se desenvolve a passos largos ao longo do nosso principal corredor comercial, a Avenida Padre Cícero poderá concentrar muitos investimentos em uma só area, em detrimento dos outros 07 municípios que integram a RMC. O local deve ser uma fronteira da instalação de empresas de serviços ou comerciais, ou ainda área residencial para os que trabalham nas adjascências. Algumas coisas não parecem bem definidas neste processo de instalação da Ferrovia Transnordestina, como por exemplo, a continuidade das composições ferroviárias de cargas no ramal Missão Velha-Crato, o que já compromete a Área de Estocagem da Petrobrás, pois o frete do transporte ferroviário é muito mais em conta. Achamos que a área também  contemplaria muito bem um novo Parque de Exposições e Eventos, ou ainda Centro Administrativo Metropolitano abrigando sedes de todos os órgãos estaduais e federais ncessários.


Como bons juazeirenses somos motivados a querermos a área 3 para sediar o novo DIC, mas os estudos apontam para riscos relativos a proximidade do nosso Aeroporto. A prefeitura local defende esta idéia, e achamos que ela pode ser adaptada para algumas atividades industriais compatíveis, podendo sediar um mini-distrito que possa empregar o contigente populacional do bairro Pedrinhas e adjascências. A região leste de Juazeiro do Norte é a mais nova fronteira imobiliária, muitos loteamentos e edificações estão surgindo, no entanto há necessidades de estruturas que posssam absorver recursos humanos locais, e melhorias na infraestrutura, como por exemplo, os prolongamentos do Trem do Cariri e da Avenida Vírgilio Távora em direção a Missão Velha. A melhor característica deste local é a possibilidade de facilitação do escoamento através do transporte áereo, o quê poderia beneficiar alguns setores, desde que não poluentes.


A área que compreende raio de cinco quilômetros do marco zero da Ferrovia Transnordestina é apontada pelo estudo como a mais perfeita, reune a menor quantidade de restrições em relação as demais e o maior potencial para otimização logística. Estudos complementares apontam a viabilização do transporte ferroviário e rodoviário para Juazeiro do Norte como fundamentais para o abastecimento do novo DIC de mão-de-obra, insumos, e rede de distribuição local. Achamos que o melhor acesso neste caso não se dará pela Avenida Vírgilio Távora, nem por asfaltamento de estrada vicinal marginal a via ferrea, mas sim via vila 3 Marias e São Gonçalo (distrito Marrocos), até o novo DIC. No entanto apreciamos e concordamos com a necessidade das outras duas vias. Também é primordial a extensão do Trem do Cariri até o novo DIC, proporcionando acesso a empregos todos ao longo do Ramal Crato-Missão Velha (até novo DIC).


Achamos que o estudo técnico ainda pode sofrer interferências políticas, o quê tira muito o brilho de tudo que foi brilhantemente feito até o presente momento, há um cronograma a ser seguido pela Planner Consultoria que avalia medidas complementares ao novo DIC. Esperamos que o novo DiC realmente fique em Missão Velha e que possa atrair grandes industrias, não há razão, salvo ampliações ou redimensionamento urbano para que as industrias já existente se mudem para o local, anto é que paralelo a tudo isso que foi exposto há esforços na consolidação das áreas industriais já existentes em toda RMC.

O projeto é bem feito, de fácil compreensão, mas não é tão divulgado como deveria, fazendo do nosso povo meros expectadores a cada capítulo ou cena, apesar de nosso destino em nada se assemelhar a uma novela, onde se vive com expectativa dramatização do dia seguinte.

Mais uma vez nos convencemos que o problema não é falta de projetos, mas a execução dos mesmos. A fraqueza política é prepoderante nesta inércia que o poder público vive em Juazeiro do Norte, fortemente arrastado pela iniciativa privada.
Agradecimentos: Ao Sr. Admiral pela contribuição ao acesso do Juanews ao Estudo de Localização e Viabilidade do Distrito Industrial do Cariri